Sexta-feira da 5ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Rs 11,29-32.12,19
29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje. – Palavra do Senhor.
Salmo responsorial: Sl 80(81),10-11ab.12-13.14-15 (R. cf. 11a.9a)
R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
10Em teu meio não exista um deus estranho *nem adores a um deus desconhecido!11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor, *bque da terra do Egito te arranquei. R.
12Mas meu povo não ouviu a minha voz, *Israel não quis saber de obedecer-me. 13Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *abandonei-os ao seu duro coração. R.
14Quem me dera que meu povo me escutasse! *Que Israel andasse sempre em meus caminhos! 15Seus inimigos, sem demora, humilharia *e voltaria minha mão contra o opressor. R.
Evangelho: Mc 7,31-37
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
Santos em destaque
São Martiniano, eremita (†c. 398). Viveu solitário nas regiões escarpadas próximas a Cesareia, na Palestina.
São Cástor, presbítero e eremita († séc. IV). Após algum tempo de estudos em Tréveris, Alemanha, na escola de São Maximino, recolheu-se a uma vida solitária nas margens do Rio Mosela.
São Benigno de Todi, sacerdote e mártir (†séc. IV). Martirizado durante a última perseguição contra os cristãos, no tempo de Diocleciano e Maximiano.
São Paulo Lieou Han, presbítero e mártir (†1818). Preso quando celebrava a Missa da Assunção. Como não podia pagar a quantia exigida para ser libertado, levaram-no à presença do Mandarim ante o qual confessou a fé e recebeu a sentença de morte.
São Paulo Lê-Văn-Lôc, presbítero e mártir (†1859). Decapitado às portas da cidade vietnamita de Thi-Nghè durante o reinado do Imperador Tu Ðúc.
Beato Jordão de Saxônia, presbítero (†1237). Primeiro sucessor de São Domingos à frente da Ordem dos Pregadores, que propagou com grandíssimo empenho, morreu em um naufrágio perto de Acre, na Palestina.
Beata Cristina Cammózzi ou Agostinha Cammózzi, viúva (†1458). Após a morte do marido, cedeu por algum tempo à concupiscência da carne, mas depois ingressou na Ordem Secular Agostiniana, em Spoleto, Itália, onde levou uma vida penitente.
Beata Eustóquio Bellini (†1469). Virgem da Ordem Beneditina em Pádua. Deus permitiu que ela fosse atormentada pelo demônio durante toda a sua vida. Teve uma ardente devoção à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











