16 de março de 2024

Sábado da 4ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 11,18-20

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

Salmo responsorial: Sl 7,2-3.9bc-10.11-12 (R. 2a)

R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

2Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! 3Não aconteça que agarrem minha vida †como um leão que despedaça a sua presa, *sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! R.

9bJulgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *ce segundo a inocência que há em mim! 10Ponde um fim à iniquidade dos perversos, †e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *vós que sondais os nossos rins e corações. R.

11O Deus vivo é um escudo protetor, *e salva aqueles que têm reto coração. 12Deus é juiz, e ele julga com justiça, *mas é um Deus que ameaça cada dia. R.

Evangelho: Jo 7,40-53

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?” 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” 46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então, os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas essa gente que não conhece a Lei é maldita!” 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.


Santos em destaque

Santo Hilário, Bispo, e São Taciano, diácono, mártires. Segundo antiquíssima tradição, os dois sofreram o martírio na Aquiléia, no tempo do imperador Numeriano (por volta do ano 284).

Santa Eusébia, abadessa (†c. 680). Abadessa de Hamay-sur-la-Scarpe, França, que após a morte do pai retirou-se com sua mãe, Santa Rictrudes, à vida monástica.

Santo Heriberto de Colônia, Bispo (†1021). Foi chanceler do Imperador Oto III, da Alemanha, antes de ser nomeado Arcebispo de Colônia. Fundou a abadia beneditina de Deutz.

São Julião de Anazarbo, mártir (†séc. IV). Depois de ser longamente torturado, foi fechado num saco com serpentes e lançado ao mar, na Cilícia, atual Turquia.

Beato João Sordi, Bispo e mártir (†1181). Nobre de Cremona, fez-se religioso beneditino e foi desterrado por sua fidelidade ao Papa. Eleito Bispo de Mântua e depois de Vicenza, morreu defendendo a liberdade da Igreja, assassinado por um sicário.

Beato Roberto Dalby, presbítero e mártir (†1589). Ministro protestante inglês que, convertido, recebeu a ordenação sacerdotal em Reims, França. Voltando à Inglaterra, foi encarcerado e condenado por exercer seu ministério.

São João de Brébeuf, mártir (†1649). Jesuíta francês, missionário no Canadá.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever