17 de março de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 31,31-34

31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles a violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. 33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado.”

Salmo responsorial: Sl 50(51),3-4.12-13.14-15 (R. 12a)

R. Criai em mim um coração que seja puro.

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa! R.

12Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! 15Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados. R.

Segunda leitura: Hb 5,7-9

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

Evangelho: Jo 12,20-33

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora, sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” 29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.


Santos em destaque

São Patrício, Bispo (†461).  Evangelizador infatigável, converteu ao Cristianismo boa parte da Irlanda, da qual é o Padroeiro.

Santo Agrícola de Châlon-sur-Saône, Bispo (†580). Regeu durante 48 anos a antiga diocese de Chalon-sur-Saône, sufragânea de Lion (França), consolidando-a com diversos concílios.

Santa Gertrudes, abadessa (†659). De origem nobre, fez os votos no mosteiro de Nivelles, Bélgica, onde viveu entre jejuns e vigílias.

São João Sarkander, presbítero e mártir (†1620). Jesuíta, pároco de Holesov, na Morávia, foi condenado ao suplício da roda por ter recusado revelar segredos de Confissão.

São Gabriel Lalemant, presbítero e mártir (†1649). Religioso jesuíta francês, missionário auxiliar de São João de Brébeuf, no Canadá, a quem acompanhou heroicamente no martírio.

Beato Conrado, eremita (†1154). Atraído pela santidade de São Bernardo, ingressou no mosteiro de Claraval. Obtendo licença, retirou-se para a vida eremítica na Terra Santa.

Beata Maria Bárbara da Santíssima Trindade, virgem (†1873). Nascida em Viena, fundou no Rio de Janeiro a Congregação do Imaculado Coração de Maria.

Beato João Nepomuceno Zegri y Moreno, presbítero (†1905). Nascido em Granada, Espanha, fundou a Congregação das Irmãs da Caridade de Nossa Senhora das Mercês.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever