Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria e pai adotivo de Jesus
Patrono da Igreja, padroeiro da boa morte, dos lares e dos operários.
Hoje, omite-se a Memória de Memória facultativa de São Cirilo de Jerusalém, Bispo e doutor da Igreja (†386). Insigne catequista e educador. Foi muito perseguido pelos arianos, por ter subscrito a condenação destes e dos macedonianos.
Leituras recomendadas sobre São José:
- Artigos doutrinários
- História para crianças
- Por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira
- Outras matérias:
Leituras da Missa
Primeira leitura: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16
Naqueles dias, 4apalavra do Senhor foi dirigida a Natan nestes termos: 5a“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'”.
Salmo responsorial: Sl 88(89),2-3.4-5.27 e 29 (R. 37)
R. Eis que a sua descendência durará eternamente.
2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, * de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” * E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.
4“Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, * e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. 5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, * de geração em geração garantirei o teu reinado!” R.
27Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, * sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ 29Guardarei eternamente para ele a minha graça * e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.
Segunda leitura: Rm 4,13.16-18.22
Irmãos: 13Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.
Evangelho: Mt 1,16.18-21.24a
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Santos em destaque
Santo Alexandre de Jerusalém, Bispo e mártir (†c. 250). Criou na Cidade Santa uma preciosa biblioteca e fundou uma escola. Sofreu o martírio com avançada idade, por recusar-se a renegar a Fé.
São Frediano, Bispo (†c. 588). Natural da Irlanda, reuniu em Lucca, Itália, uma comunidade de monges em torno a si, desviou o curso do rio Serchio, tornando mais fértil a terra, e converteu os Lombardos à Fé Católica.
São Bráulio, Bispo (†651). Discípulo e amigo de Santo Isidoro de Sevilha, nomeado Bispo de Saragoça, Espanha. Ajudou o mestre na restauração da disciplina eclesiástica em toda a Hispânia.
Santo Eduardo II, rei (†978). Batizado por São Dunstano, governou sabiamente a Inglaterra sob orientações desse santo. Foi assassinado numa conspiração contra o trono.
Santo Anselmo, Bispo (†1086). Governou a Igreja de Lucca, Itália, mantendo-se fidelíssimo à Sé Romana na intrincada questão das investiduras. O Papa São Gregório VII o enviou como Legado pontifício à Lombardia.
São Salvador Grionesos de Horta, religioso (†1567). Religioso franciscano de Barcelona, Espanha, que, por seus dons de taumaturgo, foi incompreendido e perseguido pelos seus próprios confrades.
Beata Marta Le Bouteiller, virgem (†1883). Religiosa das Irmãs das Escolas Cristãs da Misericórdia, viveu no mosteiro deSaint-Sauveur-le-Vicomte, França, dedicando-se aos serviços mais humildes.
Beata Celestina da Mãe de Deus, virgem (†1925). Fundou em Florença, Itália, a Congregação das Filhas Pobres de São José de Calasanz.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens