17 de abril de 2024

Quarta-feira da Terceira semana da Páscoa

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 8,1-8

1Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

Salmo responsorial: Sl 65, 1-3a. 4-5. 6-7a (R.1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *2cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! *3aDizei a Deus: ‘Como são grandes vossas obras! R.

4Toda a terra vos adore com respeito *e proclame o louvor de vosso nome!’ 5Vinde ver todas as obras do Senhor: *seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme, *e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! *7aEle domina para sempre com poder! R.

Evangelho: Jo 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.


Santos em destaque

Santos Elias, Paulo e Isidoro, mártires (†856). Mortos em Córdoba, Espanha, por confessarem a fé diante do juiz muçulmano.

São Roberto de Molesmes, abade (†1111). Fundador da Abadia de Cister, França, casa-mãe da Ordem Cisterciense.

Santa Catarina Tekakwitha, virgem (†1680). Nascida na região de Quebec, Canadá, sofreu vexações e ameaças por ter aceitado o Batismo e oferecido a Deus sua virgindade.

Beato Tiago de Cerqueto, presbítero (†1367). Integrante da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, demonstrou sua heroica virtude pela aceitação serena e resignada das enfermidades.

Beata Clara Gambacórti, abadessa (†1419). Ficando viúva ainda jovem, animada por Santa Catarina de Sena, fundou em Pisa, Itália, o primeiro mosteiro dominicano de estrita observância.

Beata Mariana de Jesus, virgem (†1624). Vencendo a oposição do pai, tomou em Madri o hábito da Ordem de Nossa Senhora das Mercês e ofereceu as suas orações e penitências especialmente pelos mais necessitados e aflitos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever