16 de abril de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 7,51-8,1a

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da Lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e, como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei por meio de anjos e não a observastes!” 54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou, dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isso, morreu. 8,1Saulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

Salmo responsorial: Sl 30(31),3cd-4.6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R. 6a)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

3cSede uma rocha protetora para mim, *dum abrigo bem seguro que me salve! 4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; *por vossa honra orientai-me e conduzi-me! R.

6aEm vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *bporque vós me salvareis, ó Deus fiel! 7bQuanto a mim, é ao Senhor que me confio. 8aVosso amor me faz saltar de alegria R.

17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *e salvai-me pela vossa compaixão! 21aNa proteção de vossa face os defendeis *bbem longe das intrigas dos mortais R.

Evangelho: Jo 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. –


Santos em destaque

Santa Engrácia, virgem e mártir (+séc. IV). Cristã de nobre família, martirizada por ter-se apresentado diante do magistrado romano em Saragoça para reprovar as atrocidades por ele cometidas contra seus irmãos na fé.

São Turíbio, Bispo (†séc. V). Tendo nascido em Turim, Itália, tornou-se Bispo de Astorga, Espanha. Combateu com todas as forças a heresia de Prisciliano, que progredia nesse país.

São Frutuoso, Bispo (†c. 665). Monge e fundador de mosteiros, foi Bispo de Dume e depois Arcebispo de Braga, Portugal.

São Magno de Órcadas, mártir (†1116). Príncipe das Ilhas Órcadas, Escócia, converteu-se ao Cristianismo e foi assassinado traiçoeiramente durante tratativas de paz com um príncipe rival.

São Drogão, recluso (†c. 1186). Almejando levar uma vida simples e recolhida, viveu quarenta anos numa pequena cela anexa à igreja de Sebourg, França, de onde podia assistir à Missa através de uma janelinha.

São Contardo d’Este, peregrino (†1249). De família principesca, renunciou aos bens da terra e adotou uma vida de extrema pobreza. Morreu durante uma peregrinação a Santiago de Compostela.

São Bento José Labre, peregrino (†1783). Desejoso de levar uma vida de penitência empreendeu exaustivas peregrinações a santuários célebres, pobremente vestido e vivendo de esmolas. Faleceu em Roma, aos 35 anos.

Santa Bernadette Soubirous, virgem (†1879). Nascida de uma família pobre, foi favorecida pelas aparições de Nossa Senhora, em Lourdes, França. Ingressou na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers, onde foi modelo de humildade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

2 de maio de 2024

Memória de Santo Atanásio Bispo de Alexandria, doutor da Igreja...

1 de maio de 2024

Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa Memória facultativa de São...

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever