18 de abril de 2024

Quinta-feira da Terceira semana da Páscoa

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 8,26-40

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador-geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?” 31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”. 34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”(37) 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água, e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

Salmo responsorial: Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Nações, glorificai ao nosso Deus, *anunciai em alta voz o seu louvor! 9É ele quem dá vida à nossa vida, *e não permite que vacilem nossos pés. R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *vou contar-vos todo bem que ele me fez! 17Quando a ele o meu grito se elevou, *já havia gratidão em minha boca! R.

20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, +não rejeitou minha oração e meu clamor, *nem afastou longe de mim o seu amor! R.

Evangelho: Jo 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.


Santos em destaque

Santa Antusa, virgem (†séc. VIII). Sendo filha do imperador Constantino Coprônimo, soube empregar todos os seus bens para ajudar os pobres, redimir os escravos, restaurar as igrejas e construir mosteiros, recebendo do Bispo São Tarásio o hábito religioso.

Santa Atanásia, viúva (†séc. IX). Tendo falecido seu esposo, tornou-se eremita em Egina, Grécia.

São João Isauro, monge (†d. 842). Monge da Ilha de Egina, Grécia, defendeu firmemente o culto das imagens santas.

São Perfeito, presbítero e mártir em Córdoba, Espanha (†850).

São Galdino, Bispo (†1176). Criado Cardeal por Alexandre III, trabalhou na restauração da cidade de Milão destruída pela guerra.

Beata Maria da Encarnação Avrillot, religiosa (†1618). Mãe de família exemplar, introduziu na França a Reforma Carmelitana, fundando cinco mosteiros. Após a morte de seu marido, abraçou a vida religiosa.

Beato José Moreau, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote guilhotinado pela Revolução Francesa na Sexta-Feira Santa.

Beata Sabina Petrilli, virgem (†1923). Fundou em Siena, Itália,a Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena.

Beato Romano Archutowski, presbítero e mártir (†1943). Preso em Majdanek, Polônia, por causa de sua Fé, morreu exausto no cárcere pela fome e pela doença.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever