18 de dezembro de 2024

Quarta-feira da 3º semana do Advento

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 23,5-8

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’, 8mas sim ‘pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países para onde os expulsara; eles então irão habitar em sua terra’”.

Salmo responsorial: Sl 71(72),1-2.12-13.18-19 (R. cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *vossa justiça ao descendente da realeza! 2Com justiça ele governe o vosso povo, *com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

12Libertará o indigente que suplica, *e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz, *e a vida dos humildes salvará. R.

18Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *porque só ele realiza maravilhas! 19Bendito seja o seu nome glorioso! *Bendito seja eternamente! Amém, amém! R.

Evangelho: Mt 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.


Santos em destaque

São Malaquias, profeta. Último dos profetas menores da Bíblia, anunciou que Cristo teria um precursor para preparar sua vinda.

São Gaciano, Bispo (†307). Primeiro a governar a diocese de Tours, França.

São Flanánio, Bispo (†séc. VII). Filho do rei Toirdelbaig. Abraçando a vida religiosa, foi eleito Bispo de Killaloe, Irlanda.

São Vinebaldo de Hildesheim, abade (†761). Junto com seu irmão, São Willibaldo, seguiu São Bonifácio para evangelizar os povos germânicos.

Santos Paulo Nguyên Van My, Pedro Truòng Van Ðuòng e Pedro Vu Van Truât, mártires (†1838). Catequistas submetidos a terríveis tormentos e por fim decapitados, no Vietnã, por se recusarem a pisar sobre um crucifixo como sinal de apostasia.

Beata Nemésia Valle, virgem (†1916). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade, em Vercelli, Itália. Nomeada mestra de noviças da Casa Provincial, sobressaiu-se como exímia educadora.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever