20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 9,31-42

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e há oito anos jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Eneias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!” 39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no Senhor.

Salmo responsorial: Sl 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12)
R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus *por tudo aquilo que ele fez em meu favor? 13Elevo o cálice da minha salvação, *invocando o nome santo do Senhor. R.

14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *na presença de seu povo reunido. 15É sentida por demais pelo Senhor *a morte de seus santos, seus amigos. R.

16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, que nasceu de vossa serva; *mas me quebrastes os grilhões da escravidão! 17Por isso oferto um sacrifício de louvor, *invocando o nome santo do Senhor. R.

Evangelho: Jo 6,60-69

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”.


Santos em destaque

Santo Aniceto, Papa (†c.166). Recebeu como hóspede a São Policarpo de Esmirna para tratarem juntos sobre a data da Páscoa.

São Marcelino de Embrun, Bispo (†c.374). Proveniente da África, evangelizou a região dos Alpes Marítimos e foi ordenado Bispo por Santo Eusébio de Vercelli.

Santo Anastácio de Antioquia, Bispo e mártir (†609). Patriarca de Antioquia (atual Turquia), cruelmente assassinado por sicários no tempo do imperador bizantino Focas.

Santa Inês de Montepulciano, virgem (†1317). Com apenas nove anos, tomou as vestes das virgens consagradas. Fundou em Montepulciano um mosteiro dominicano. Sua vida é repleta de episódios maravilhosos, sendo abundantes os milagres e as graças místicas. Faleceu aos 48 anos.

Beato Domingos Vernagalli, presbítero (†1218). Sacerdote da Ordem Camaldulense. Fundou em Pisa, Itália, um orfanato para crianças enjeitadas pelos pais.

Beato Simão Rinalducci, presbítero (†1322). Religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, exerceu em Bolonha profícuo apostolado com a juventude estudantil.

Beatos Ricardo Sargeant e Guilherme Thomson, presbíteros e mártires (†1584). Ordenados sacerdotes na França, retornaram para a Inglaterra e exerceram ali o ministério, sendo por esse motivo condenados à morte no patíbulo de Tyburn.

Beata Clara Bossatta, virgem (†1887). Com o auxílio de São Luís Guanella, fundou o Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência em Pianello, Itália.

Beato Maurício MacKenraghty, sacerdote e mártir (†1585). Supliciado após passar dois anos no cárcere, por recusar-se a reconhecer o poder da rainha Isabel da Inglaterra em assuntos espirituais.

Beato Anastásio Pankiewicz, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote franciscano polonês, morto no caminho que conduz de Dachau a Hartheim, Áustria. Deu testemunho de sua fé até a morte.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever