Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa
Memória facultativa de São Cristóvão de Magallanes, presbítero, e companheiros, mártires (†1927). Ufanos de terem professado a Fé por Cristo Rei, sucumbiram gloriosamente sob a ferocidade dos inimigos da Igreja, no México.
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 15,1-6
Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e anciãos e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.
Salmo responsorial: Sl 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)
R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *’Vamos à casa do Senhor!’ 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.
3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.
4bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.
Evangelho: Jo 15,1-8
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.
Santos em destaque
Santo Hospício, eremita (†séc. VI). Viveu numa velha torre nos arredores de Nice, França, praticando jejuns e penitências. Recebeu o dom dos milagres e o de profecia, prenunciando, inclusive, a invasão dos lombardos.
São Teobaldo, Bispo (†1001). Governou durante 44 anos a diocese de Vienne, França, incentivando o clero e o povo a terem uma conduta conforme o Evangelho.
Santo Hemming, Bispo (†1366). Restaurou a disciplina eclesiástica na Diocese finlandesa de Turku, favoreceu os estudos clericais, deu mais esplendor ao culto divino e promoveu a paz entre os povos.
São Carlos Eugênio de Mazenod, Bispo (†1861). Fundador do Instituto dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, em Aix-en-Provence, França, sendo depois eleito Bispo de Marselha.
Beato João Mopinot, mártir (†1794). Religioso da Congregação Lassalista, preso durante a Revolução Francesa em uma sórdida galera ancorada ao largo de Rochefort, na qual morreu em decorrência dos maus tratos e terríveis vexações.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online