22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Memória Facultativa de São Vicente, diácono e mártir (†304). Em Saragoça, durante a perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárcere, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência da Espanha Cartaginense e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martírio.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 7,1-3.15-17

Irmãos, 1 Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2 Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de Justiça”; e, depois: “Rei de Salém”, o que quer dizer, ‘Rei da Paz’. 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15 Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 16 não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segunda a força de uma vida imperecível. 17 Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”.

Salmo responsorial: Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)
R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

Palavra do Senhor ao meu Senhor:  “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” R.

O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos; R.

Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” R.

Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!” R.

Evangelho: Mc 3,1-6

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4 E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão.” Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.


Santos em destaque

São Valério, Bispo (†305/315). Foi expulso de sua Diocese de Saragoça, Espanha, durante a perseguição de Diocleciano e morreu no exílio.

São Gaudêncio, Bispo (†c. 418). Convertido por Santo Eusébio de Vercelli, de quem foi discípulo e companheiro no exílio. De volta à Itália, foi sagrado Bispo de Novara.

São Bernardo, Bispo (†842). Deixando o exército de Carlos Magno, distribuiu seus bens aos pobres, ingressou na milícia de Cristo e foi nomeado Bispo de Vienne, França. Construiu os mosteiros de Ambronay e de Romans.

São Domingos, abade (†1031). Fundou e reformou muitos mosteiros na região do Lácio, Itália.

Santos Francisco Gil de Federich e Mateus Afonso de Leziniana, presbíteros e mártires (†1745). Sacerdotes dominicanos mortos a fio de espada no Vietnã.

São Vicente Pallótti, presbítero (†1850). Fundou a Sociedade do Apostolado Católico. Com suas obras e escritos, estimulou a vocação de todos os batizados para trabalhar generosamente pela Igreja.

Beata Laura Vicunha, virgem (†1904). Jovem chilena educada pelas salesianas na Argentina. De sólida Fé e ardente piedade, suportou grandes sofrimentos morais e faleceu aos 13 anos, após oferecer-se como vítima pela conversão de sua mãe.

Beato José Nascimbeni, presbítero (†1922). Fundou em Castelletto del Garda, Itália, o Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

Beato Ladislau Batthyány-Strattmann, pai de família (†1931). Médico oriundo de uma família principesca húngara, atendia gratuitamente os pobres e indigentes no hospital por ele fundado, em Viena, Áustria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

15 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 1ª semana do Tempo Comum Leituras da...

14 de janeiro de 2025

Terça-feira da 1ª semana do Tempo Comum Leituras da...

13 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 1ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever