23 de janeiro de 2024

Terça-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 6,12b-15.17-19

Naqueles dias, 12Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro. 14Davi, cingido apenas com um éfode de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.

Salmo responsorial: Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 8a)

R. Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

7“Ó portas, levantai vossos frontões! †Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *a fim de que o Rei da glória possa entrar!” R.

8Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †”É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *o Senhor, o poderoso nas batalhas!” R.

9“Ó portas, levantai vossos frontões! †Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *a fim de que o Rei da glória possa entrar!” R.

10Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †”O Rei da glória é o Senhor onipotente, *o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!” R.

Evangelho: Mc 3,31-35

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


Santos em destaque

São Severiano, mártir (†séc. III). Foi queimado vivo em Cesárea da Mauritânia (Argélia) junto com sua esposa, Santa Áquila, por recusar-se a negar a Fé.

Santa Emerenciana, mártir (†c. 304). Sofreu o martírio em Roma. Consta que era companheira de Santa Inês e foi lapidada por pagãos fanáticos.

Santos Clemente, Bispo, e Agatângelo, mártires (†séc. IV). Mortos em Ancara, Turquia, durante a perseguição de Diocleciano.

Santo Ildefonso, Bispo (†667). Sendo cenobita, foi eleito Bispo de Toledo, Espanha. Escreveu livros com refinado estilo, compôs célebres preces litúrgicas e venerou com admirável zelo e devoção a sempre Virgem Maria.

Santo André Chong Hwa-gyŏng, mártir (†1840). Catequista torturado e estrangulado na prisão, durante a perseguição na Coreia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de fevereiro de 2024

Sábado da 1ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

23 de fevereiro de 2024

Sexta-feira da 1ª semana da Quaresma Em Portugal Memória obrigatória,...

22 de fevereiro de 2024

Festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo A Cátedra é símbolo...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever