22 de janeiro de 2024

Segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Memória Facultativa de São Vicente, diácono e mártir (†304). Em Saragoça, durante a perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárcere, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência da Espanha Cartaginense e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martírio.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 5,1-7.10

Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até o rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele.

Salmo responsorial: Sl 88(89),20.21-22.25-26 (R. 25a)

R. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

 20Outrora vós falastes em visões a vossos santos: †”Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *e do meio deste povo escolhi o meu Eleito. R.

21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *e meu braço poderoso há de ser a sua força. R.

25Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, *sua força e seu poder por meu nome crescerão. 26Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, *
e a sua mão direita estenderei por sobre os rios. R.

Evangelho: Mc 3,22-30

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte, para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.


Santos em destaque

São Valério, Bispo (†305/315). Foi expulso de sua Diocese de Saragoça, Espanha, durante a perseguição de Diocleciano e morreu no exílio.

São Gaudêncio, Bispo (†c. 418). Convertido por Santo Eusébio de Vercelli, de quem foi discípulo e companheiro no exílio. De volta à Itália, foi sagrado Bispo de Novara.

São Bernardo, Bispo (†842). Deixando o exército de Carlos Magno, distribuiu seus bens aos pobres, ingressou na milícia de Cristo e foi nomeado Bispo de Vienne, França. Construiu os mosteiros de Ambronay e de Romans.

São Domingos, abade (†1031). Fundou e reformou muitos mosteiros na região do Lácio, Itália.

Santos Francisco Gil de Federich e Mateus Afonso de Leziniana, presbíteros e mártires (†1745). Sacerdotes dominicanos mortos a fio de espada no Vietnã.

São Vicente Pallótti, presbítero (†1850). Fundou a Sociedade do Apostolado Católico. Com suas obras e escritos, estimulou a vocação de todos os batizados para trabalhar generosamente pela Igreja.

Beata Laura Vicunha, virgem (†1904). Jovem chilena educada pelas salesianas na Argentina. De sólida Fé e ardente piedade, suportou grandes sofrimentos morais e faleceu aos 13 anos, após oferecer-se como vítima pela conversão de sua mãe.

Beato José Nascimbeni, presbítero (†1922). Fundou em Castelletto del Garda, Itália, o Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

Beato Ladislau Batthyány-Strattmann, pai de família (†1931). Médico oriundo de uma família principesca húngara, atendia gratuitamente os pobres e indigentes no hospital por ele fundado, em Viena, Áustria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

7 de maio de 2024

Terça-feira da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

6 de maio de 2024

Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

5 de maio de 2024

Sexto Domingo da Páscoa  Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever