24 de janeiro de 2023

Memória de São Francisco de Sales

São Francisco de Sales, Bispo e doutor da Igreja (†1622). Nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, no ano de 1567. Sendo bispo coadjutor de Annecy, foi nomeado bispo de Genebra numa época de grande conturbação religiosa na Europa. Junto com sua discípula, Santa Joana de Chantal, fundou  a Ordem da Visitação. Pastor zeloso e exímio diretor de almas, ficou conhecido como o santo da doçura e humildade. Escreveu vários livros, dos quais o mais famoso intitula-se “Introdução à Vida Devota”.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 10,1-10

Irmãos, 1a Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los. 2Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3Mas, ao contrário, é por meio destes sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei – 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

Salmo responsorial: Sl 39(40),2 e 4ab.7-8a.10.11 (R. cf. 8a.9a)
  1. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2Esperando, esperei no Senhor, *e inclinando-se, ouviu meu clamor. 4aCanto novo ele pôs em meus lábios, *b um poema em louvor ao Senhor. R.

7Sacrifício e oblação não quisestes, *mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, †holocaustos por nossos pecados. *8a E então eu vos disse: “Eis que venho!” R.

10Boas-novas de vossa justiça †anunciei numa grande assembleia; *vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.

11Proclamei toda a vossa justiça, †sem retê-la no meu coração; *vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade *na presença da grande assembleia. R.

Evangelho: Mc 3,31-35

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.” 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”


Santos em destaque

São Bábila, Bispo e mártir (†250). Morto em Antioquia da Síria, atual Turquia, durante a perseguição do imperador Décio, juntamente com três jovens por ele instruídos na Fé.

São Feliciano de Foligno, Bispo (†séc. III). Evangelizador da região da Úmbria, Itália, da qual foi o primeiro Bispo.

Beata Paula Gambara Costa, viúva (†1515). Terciária franciscana de Binaco, Itália, suportou com paciência a violência de seu esposo, levando-o à conversão.

Beata Maria Poussepin, virgem (†1744). Terciária dominicana, fundou o Instituto das Irmãs Dominicanas da Caridade da Apresentação de Nossa Senhora.

Beatos Vicente Lewoniuk e doze companheiros, mártires (†1874). Leigos de Pratulin, Polônia, fuzilados pelas tropas do czar da Rússia, por recusarem o rompimento com a Igreja Católica.

Beato Timóteo Giacardo, presbítero (†1948). Religioso da Pia Sociedade de São Paulo, que formou muitos discípulos para anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação social.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior23 de janeiro de 2023
Próximo artigo25 de janeiro de 2023

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior23 de janeiro de 2023
Próximo artigo25 de janeiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever