25 de janeiro de 2023

Festa da conversão de São Paulo

Conversão de São Paulo, Apóstolo (†c. 67). Quando ia para Damasco, ainda respirando ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, o próprio Jesus glorioso Se apresentou no caminho e o escolheu, para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos gentios, padecendo muitas tribulações pelo nome de Cristo.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 22,3-16

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até a morte os que seguiam esse caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”

Salmo responsorial: Sl 116(117), 1-2 (R. Mc 16,15)
R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * povos todos, festejai-o! R.

2Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel! R.

Evangelho: Mc 16, 15-18

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.


Santos em destaque

Santo Ananias. Discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo que batizou em Damasco o Apóstolo
São Paulo.

São Popão, abade (†1048). Recusou um vantajoso casamento e tornou-se beneditino em Saint-Thierry,
França. Por suas virtudes, o imperador Santo Henrique II confiou-lhe a direção e a reforma dos mosteiros reais.

Beato Henrique Suso, presbítero (†1366). Sacerdote dominicano alemão, que suportou pacientemente numerosas tribulações e doenças, e pregou o Santíssimo Nome de Jesus.

Beata Arcângela Girlani, virgem (†1495). Por muitos anos foi priora do Carmelo de Parma. Fundou e dirigiu o convento de Mântua, Itália.

Beato Manuel Domingo y Sol, presbítero (†1909). Fundou em Tortosa, Espanha, a Irmandade de Sacerdotes Operários, para fomentar as vocações sacerdotais.

Beata Maria Antônia Grillo, religiosa (†1944). Após ficar viúva e vender os seus bens, fundou em Alessandria, Itália, a Congregação das Irmãzinhas da Divina Providência.

Beato Antônio Swiadek, presbítero e mártir (†1945). Por defender a Fé perante os sequazes de doutrinas hostis a toda a dignidade humana e cristã, alcançou a coroa imperecível de glória no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior24 de janeiro de 2023
Próximo artigo26 de janeiro de 2023

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior24 de janeiro de 2023
Próximo artigo26 de janeiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever