26 de janeiro de 2024

Memória de São Timóteo e São Tito

Discípulos e companheiros de São Paulo, Timóteo foi deixado como bispo de Éfeso, e Tito de Creta, onde morreu com idade avançada.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Tm 1,1-8

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus – a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados – quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe, Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por esse motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

Salmo responsorial: Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R.3)
R. Anunciai entre as naçðes os grandes feitos do Senhor!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, + cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! * 2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvaçóo, + 3manifestai a sua glória entre as naçðes, * e entre os povos do universo seus prodígios!R.

7A família das nações, dai ao Senhor, + ó nações, dai ao Senhor poder e glória, * 8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!R.

10Publicai entre as naçðes: “Reina o Senhor! + Ele firmou o universo inabalável, * e os povos ele julga com justiça.R.

Evangelho: Lc 10,1-9

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.


Santos em destaque

Santa Paula, viúva (†404). Viúva romana que, tendo ficado discípula de São Jerônimo foi viver com sua filha, Santa Eustóquia, em um mosteiro por ela fundado próximo a Belém da Judeia.

Santo Alberico, abade (†1109). Um dos fundadores do Mosteiro de Cister, na França, no qual nasceu a ordem religiosa do mesmo nome.

Santo Agostinho Erlandsson, Bispo (†1188). Arcebispo de Nidaros (atual Trondheim – Noruega), defendeu contra os soberanos a Igreja que lhe foi confiada e a fortaleceu com admirável diligência.

Beata Maria de la Dive, mártir (†1794). Viúva guilhotinada durante a Revolução Francesa, por sua fidelidade à Igreja.

Beato Miguel Kozal, Bispo e mártir (†1943). Bispo auxiliar de Włocławek, Polônia, morto no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Beato Gabriel Maria Allegra, presbítero (†1976). Franciscano, insigne estudioso e pregador do Evangelho, compôs a versão de toda a Bíblia para a língua chinesa. Morreu em Hong Kong.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de abril de 2024

Segunda-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever