27 de janeiro de 2023

Sexta-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santa Ângela Mérici, virgem (†1540). Fundou a Companhia de Santa Úrsula (Congregação das Ursulinas), primeira comunidade religiosa feminina a ocupar-se da educação de meninas órfãs e pobres. Morreu em Bréscia, cinco anos depois de fundar a congregação.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 10,32-39

Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados. 34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda “bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

Salmo responsorial: Sl 36(37),3-4.5-6.23-24.39-40 (R. 39a)

R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!

3Confia no Senhor e faze o bem, *e sobre a terra habitarás em segurança. 4Coloca no Senhor tua alegria, *e ele dará o que pedir teu coração. R.

 5Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; *confia nele, e com certeza ele agirá. 6Fará brilhar tua inocência como a luz, *e o teu direito, como o sol do meio-dia. R.

23É o Senhor quem firma os passos dos mortais *e dirige o caminhar dos que lhe agradam; 24mesmo se caem, não irão ficar prostrados, *pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus; *ele os protege nos momentos de aflição.

40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, †defende-os e protege-os contra os ímpios, *e os guarda porque nele confiaram. R.

Evangelho: Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo.


Santos em destaque

São Julião de Le Mans, Bispo (†séc. III). Segundo a tradição, foi o primeiro a governar a Diocese de Le Mans, França.

São Vitaliano, Papa (†672). Promoveu com especial zelo a evangelização dos anglos.

São Gilduíno, Bispo (†1077). Eleito Bispo ainda jovem, alcançou do Papa Gregório VII dispensa desta função por se julgar indigno dela, e terminou seus dias na região de Chartres, França.

São João Maria Muzei, mártir (†1887). Criado do rei de Uganda que, convertido ao Cristianismo, não quis fugir à perseguição, mas declarou espontaneamente sua Fé, sendo por isso degolado.

Santo Henrique de Ossó y Cervelló, presbítero (†1896). Sacerdote da Diocese de Tortosa, Espanha, fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus.

Beata Rosália du Verdier de la Sorinière, virgem e mártir (†1794). Religiosa do mosteiro beneditino da Congregação do Calvário, guilhotinada em Angers durante a Revolução Francesa.

Beato Paulo José Nardini, presbítero (†1862). Sacerdote da Diocese de Speyer, Alemanha, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.

Beato Jorge Matulaitis, Bispo (†1927). Bispo de Vilna (Lituânia), nomeado Núncio Apostólico nesse país. Fundou a Congregação dos Clérigos Marianos e a das Irmãs Pobres da Imaculada Conceição.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior26 de janeiro de 2023
Próximo artigo28 de janeiro de 2023

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior26 de janeiro de 2023
Próximo artigo28 de janeiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever