Sexta-feira da Quinta semana da Páscoa
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 15,22-31
Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.
Salmo responsorial: Sl 56(57),8-9.10-12 (R. 10a)
R. Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
8Meu coração está pronto, meu Deus, *está pronto o meu coração! 9Vou cantar e tocar para vós: *desperta, minh’alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, *eu irei acordar a aurora! R.
10Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *dar-vos graças, por entre as nações!11Vosso amor é mais alto que os céus, *mais que as nuvens a vossa verdade! 12Elevai-vos, ó Deus sobre os céus, *vossa glória refulja na terra! R.
Evangelho: Jo 15,12-17
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Santos em destaque
São Desidério, Bispo e mártir (†c. 355). Ao ver sua grei de Langres, França, oprimida pelos vândalos, foi ao encontro do rei para suplicar pelo seu povo e este, enfurecido, mandou degolá-lo.
Santo Eutíquio, abade (†c. 487). Praticou vida solitária juntamente com São Florêncio nos arredores de Nórcia, Itália, e depois governou santamente o mosteiro próximo.
Santo Honorato de Subiaco, abade (†séc. VI). Foi o superior dos monges da comunidade onde viveu São Bento, em Subiaco, Itália.
São Miguel de Sinada, Bispo (†826). Arcebispo de Sinada, atual Çifitkasaba, Turquia, favoreceu a paz e a concórdia entre gregos e latinos. Morreu no exílio por defender o culto às imagens sagradas.
São Guiberto, monge (†962). Abandonando a carreira militar, doou suas posses para a construção de um mosteiro em Gembloux, Bélgica, e depois seguiu vida monástica na abadia de Gorze.
São João Batista de Rossi, presbítero (†1764). Exerceu seu ministério em Roma, entre os pobres e prisioneiros, aos quais consagrou todos os seus recursos e a maior parte de seu tempo.
Beatos José Kurzawa e Vicente Matuszewski, presbíteros e mártires (†1940). Mortos na cidade de Witowo, durante a ocupação da Polônia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online