23 de maio de 2024

Quinta-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tg 5,1-6

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.

Salmo responsorial: Sl 48(49),14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

14Este é o fim do que espera estultamente, *o fim daqueles que se alegram com sua sorte; 15asão um rebanho recolhido ao cemitério, *be a própria morte é o pastor que os apascenta. R.

cSão empurrados e deslizam para o abismo. †dLogo seu corpo e seu semblante se desfazem, *e entre os mortos fixarão sua morada. 16Deus, porém, me salvará das mãos da morte *e junto a si me tomará em suas mãos. R.

17Não te inquietes, quando um homem fica rico *e aumenta a opulência de sua casa; 18pois ao morrer não levará nada consigo, *nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. R.

19Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *”Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” 20Mas vai-se ele para junto de seus pais, *que nunca mais e nunca mais verão a luz! R.

Evangelho: Mc 9,41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41“Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros”.


Santos em destaque

São Desidério, Bispo e mártir (†c. 355). Ao ver sua grei de Langres, França, oprimida pelos vândalos, foi ao encontro do rei para suplicar pelo seu povo e este, enfurecido, mandou degolá-lo.

Santo Eutíquio, abade (†c. 487). Praticou vida solitária juntamente com São Florêncio nos arredores de Nórcia, Itália, e depois governou santamente o mosteiro próximo.

Santo Honorato de Subiaco, abade (†séc. VI). Foi o superior dos monges da comunidade onde viveu São Bento, em Subiaco, Itália.

São Miguel de Sinada, Bispo (†826). Arcebispo de Sinada, atual Çifitkasaba, Turquia, favoreceu a paz e a concórdia entre gregos e latinos. Morreu no exílio por defender o culto às imagens sagradas.

São Guiberto, monge (†962). Abandonando a carreira militar, doou suas posses para a construção de um mosteiro em Gembloux, Bélgica, e depois seguiu vida monástica na abadia de Gorze.

São João Batista de Rossi, presbítero (†1764). Exerceu seu ministério em Roma, entre os pobres e prisioneiros, aos quais consagrou todos os seus recursos e a maior parte de seu tempo.

Beatos José Kurzawa e Vicente Matuszewski, presbíteros e mártires (†1940). Mortos na cidade de Witowo, durante a ocupação da Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

25 de julho de 2024

Festa de São Tiago Maior, Apóstolo São Tiago Maior, Apóstolo...

24 de julho de 2024

Quarta-feira da 16ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

23 de julho de 2024

Terça-feira da 16ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever