25 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 2,1-13

1Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

Salmo responsorial: Sl 36(37),3-4.18-19.27-28.39-40 (R. cf. 5)
R. Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

3Confia no Senhor e faze o bem, *e sobre a terra habitarás em segurança. 4Coloca no Senhor tua alegria, *e ele dará o que pedir teu coração. R.

18O Senhor cuida da vida dos honestos, *e sua herança permanece eternamente. 19Não serão envergonhados nos maus dias, *mas nos tempos de penúria, saciados. R.

27Afasta-te do mal e faze o bem, *e terás tua morada para sempre. 28Porque o Senhor Deus ama a justiça, *e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, *e a descendência dos malvados destruída. R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus; *ele os protege nos momentos de aflição. 40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, †defende-os e protege-os contra os ímpios, *
e os guarda porque nele confiaram. R.

Evangelho: Mc 9,30-37

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.


Santos em destaque

São Nestor de Magido, Bispo e mártir (†c. 250). Por professar sua fé em Cristo crucificado, foi condenado pelo governador da Panfília, na atual Turquia, ao mesmo suplício do Divino Redentor.

São Cesáreo, médico (†369). Embora filho de fervorosos cristãos e irmão de São Gregório Nazianzeno, permaneceu grande parte de sua vida como pagão. Foi médico de vários imperadores, em Constantinopla. Tendo escapado miraculosamente de um terremoto, pediu o Batismo e fez penitência até o fim de sua vida.

Santa Valburga, abadessa (†779). A pedido de seus irmãos São Vilibaldo e São Vinebaldo, e também de São Bonifácio, deixou a Inglaterra para dirigir o mosteiro de Heidenheim, Alemanha.

São Gerlando, Bispo (†1100). Reorganizou a Igreja na Sicília após ser libertada do poder dos sarracenos.

São Lourenço PeMan, mártir (†1856). Batizado por Santo Augusto Chapdelaine, tornou-se seu auxiliar como missionário na China. Recebeu a pena capital por negar-se a apostatar.

Beato Roberto de Arbriselle (†1116). Sacerdote. Pregador incansável, estabeleceu os seus discípulos na Abadia de Fontevraut, na Aquitânia, França, em dois mosteiros gêmeos, um para homens e outro para mulheres.

Beato Sebastião Aparício, religioso (†1600). Nascido na Espanha, emigrou para o México, onde acumulou uma grande fortuna, fruto de sua grande capacidade empreendedora. Abandonou tudo para ingressar na Ordem dos Frades Menores, na qual morreu quase centenário.

Beato Domingos Lentini, presbítero (†1828). Sacerdote de Lauria, Itália, que desenvolveu um múltiplo e fecundo ministério sustentado numa vida de humildade, oração e penitência.

Beata Maria Adeodata Pisani, virgem (†1855). Exerceu com sabedoria o cargo de abadessa do mosteiro beneditino de São Pedro, na Ilha de Malta. Esforçou-se em aperfeiçoar o cumprimento da Regra e ajudar as religiosas a progredir no caminho da perfeição.

Beato Ciríaco Maria Sancha y Hervás, Bispo (†1909). Bispo de Toledo e Valência, Patriarca das Índias e fundador da Congregação das Irmãs da Caridade do Cardeal Sancha, em Toledo, Espanha.

Beata Maria Ludovica De Angelis, virgem (†1962). Italiana de nascimento, ingressou na Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia e dedicou-se ao cuidado e formação de crianças e enfermos num hospital de La Plata, Argentina.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

20 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 6ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de fevereiro de 2025

Quarta-feira da 6ª semana do Tempo Comum Leituras da...

18 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 6ª semana do Tempo Comum Leituras da...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever