24 de fevereiro de 2024

Sábado da 1ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 26,16-19

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

Salmo responsorial: Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R. 1b)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo! 2Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus! R.

4Os vossos mandamentos vós nos destes, *para serem fielmente observados. 5Oxalá seja bem firme a minha vida *em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.

7Quero louvar-vos com sincero coração, *pois aprendi as vossas justas decisões. 8Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *Senhor, não me deixeis desamparado! R.

Evangelho: Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


Santos em destaque

São Modesto (séc. V). Bispo de Trèves, Alemanha.

Santo Etelberto, rei (†616). Rei de Kent, foi o primeiro entre os príncipes dos anglos que o Bispo Santo Agostinho de Cantuária converteu à Fé de Cristo.

Beato Constâncio Servoli de Fabriano, presbítero (†1481). Religioso do convento dominicano de Fabriano, Itália, distinguiu-se pela sua austeridade de vida e empenho em promover a paz.

Beato Marcos de Marconi, eremita (†1510). Religioso da Ordem dos Eremitas de São Jerônimo, em Mântua, Itália, levou vida de estudo, oração e mortificações.

Beato Tomás Maria Fusco, presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

Beata Josefa Naval Girbés, virgem (†1893). Leiga consagrada a Deus, dedicou-se à catequese das crianças em Algemesí, Espanha.

Beata Ascensão do Coração de Jesus, virgem (†1940). Cofundadora da Congregação das Missionárias Dominicanas do Santíssimo Rosário, em Lima.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever