Segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de Santa Ângela Mérici, virgem (†1540). Fundou a Companhia de Santa Úrsula (Congregação das Ursulinas), primeira comunidade religiosa feminina a ocupar-se da educação de meninas órfãs e pobres. Morreu em Bréscia, cinco anos depois de fundar a congregação.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Hb 9,15.24-28
Irmãos, 15 Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24 Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25 E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26 Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28 Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.
Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 1a)
R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. R.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. R.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai. R.
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! R.
Evangelho: Mc 3,22-30
Naquele tempo, 22 os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30 Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Santos em destaque
São Julião de Le Mans, Bispo (†séc. III). Segundo a tradição, foi o primeiro a governar a Diocese de Le Mans, França.
São Vitaliano, Papa (†672). Promoveu com especial zelo a evangelização dos anglos.
São Gilduíno, Bispo (†1077). Eleito Bispo ainda jovem, alcançou do Papa Gregório VII dispensa desta função por se julgar indigno dela, e terminou seus dias na região de Chartres, França.
São João Maria Muzei, mártir (†1887). Criado do rei de Uganda que, convertido ao Cristianismo, não quis fugir à perseguição, mas declarou espontaneamente sua Fé, sendo por isso degolado.
Santo Henrique de Ossó y Cervelló, presbítero (†1896). Sacerdote da Diocese de Tortosa, Espanha, fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus.
Beata Rosália du Verdier de la Sorinière, virgem e mártir (†1794). Religiosa do mosteiro beneditino da Congregação do Calvário, guilhotinada em Angers durante a Revolução Francesa.
Beato Paulo José Nardini, presbítero (†1862). Sacerdote da Diocese de Speyer, Alemanha, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.
Beato Jorge Matulaitis, Bispo (†1927). Bispo de Vilna (Lituânia), nomeado Núncio Apostólico nesse país. Fundou a Congregação dos Clérigos Marianos e a das Irmãs Pobres da Imaculada Conceição.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online