27 de maio de 2025

Terça-feira da 6ª semana da Páscoa

Memória facultativa de Santo Agostinho de Cantuária, Bispo (†604/605). Monge beneditino enviado pelo Papa São Gregório Magno para converter a Inglaterra. Foi o primeiro Bispo de Cantúaria.

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 16,22-34

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento, que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”. 29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus e sereis salvos tu e todos os de tua família”. 32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

Salmo responsorial: Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c)
R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos *2ae ante o vosso templo vou prostrar-me. R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,* 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes *e aumentastes o vigor da minha alma. R.

7cestendereis o vosso braço em meu auxílio *e havereis de me salvar com vossa destra. 8Completai em mim a obra começada; *ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada *esta obra que fizeram vossas mãos! R.

Evangelho: Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta ‘para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.


Santos em destaque

São Júlio de Silistra, mártir (†c. 302). Veterano do exército romano decapitado em Silistra, atual Bulgária, por recusar-se a sacrificar aos ídolos.

Santo Eutrópio, Bispo (†c. 475). Após ficar viúvo, decidiu se entregar totalmente a Deus. Foi ordenado diácono e mais tarde eleito Bispo de Orange, França.

São Bruno de Würzburg, Bispo (†1045). Restaurou a Catedral de Würzburg, reformou o clero e ensinou as Sagradas Escrituras ao povo.

Santas Bárbara Kim e Bárbara Yi, mártires (†1839). Morreram num cárcere de Seul durante a perseguição na Coréia. A primeira era viúva e a outra, uma virgem de quinze anos.

São Gonzaga Gonza, mártir (†1886). Servo do rei da Uganda, traspassado pela lança de um verdugo quando era conduzido acorrentado para a fogueira.

Santo Atanásio Bazzekuketta, mártir (†1886). Guardião do tesouro da casa real de Nakiwubo, Uganda. Morto aos vinte anos, por haver abraçado a Fé Católica.

Beatos Edmundo Duke, Ricardo Hill, João Hogg e Ricardo Holiday, presbíteros e mártires (†1590). Mortos durante o reinado de Isabel I da Inglaterra, por serem sacerdotes católicos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

20 de maio de 2025

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória facultativa de São...

19 de maio de 2025

Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de maio de 2025

Quinto Domingo da Páscoa  Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever