27 de maio de 2028

Segunda-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Agostinho de Cantuária, Bispo (†604/605). Monge beneditino enviado pelo Papa São Gregório Magno para converter a Inglaterra. Foi o primeiro Bispo de Cantúaria.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Pd 1,3-9

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, 4para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus. 5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira — mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo — e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. 8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.

Salmo responsorial: Sl 110(111),1-2.5-6.9 e 10c (R. 5b)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 1Eu agradeço a Deus de todo o coração *junto com todos os seus justos reunidos! 2Que grandiosas são as obras do Senhor, *elas merecem todo o amor e admiração! R.

5Ele dá o alimento aos que o temem *e jamais esquecerá sua Aliança. 6Ao seu povo manifesta seu poder, *dando a ele a herança das nações. R.

9Enviou libertação para o seu povo, *confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. *10cPermaneça eternamente o seu louvor. R.

Evangelho: Mc 10,17-27

17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse:

“Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.


Santos em destaque

São Júlio de Silistra, mártir (†c. 302). Veterano do exército romano decapitado em Silistra, atual Bulgária, por recusar-se a sacrificar aos ídolos.

Santo Eutrópio, Bispo (†c. 475). Após ficar viúvo, decidiu se entregar totalmente a Deus. Foi ordenado diácono e mais tarde eleito Bispo de Orange, França.

São Bruno de Würzburg, Bispo (†1045). Restaurou a Catedral de Würzburg, reformou o clero e ensinou as Sagradas Escrituras ao povo.

Santas Bárbara Kim e Bárbara Yi, mártires (†1839). Morreram num cárcere de Seul durante a perseguição na Coréia. A primeira era viúva e a outra, uma virgem de quinze anos.

São Gonzaga Gonza, mártir (†1886). Servo do rei da Uganda, traspassado pela lança de um verdugo quando era conduzido acorrentado para a fogueira.

Santo Atanásio Bazzekuketta, mártir (†1886). Guardião do tesouro da casa real de Nakiwubo, Uganda. Morto aos vinte anos, por haver abraçado a Fé Católica.

Beatos Edmundo Duke, Ricardo Hill, João Hogg e Ricardo Holiday, presbíteros e mártires (†1590). Mortos durante o reinado de Isabel I da Inglaterra, por serem sacerdotes católicos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de novembro de 2024

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever