28 de fevereiro de 2025

Sexta-feira da 7ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 7,10-14

5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações. 6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. 9Há amigo que passa para a inimizade e que revela as desavenças para te envergonhar. 10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença. 13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. 16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.

Salmo responsorial: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c.10b)

R. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, * e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3“Quem subirá até o monte do Senhor, *quem ficará em sua santa habitação?” 4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, *bquem não dirige sua mente para o crime R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador”.6“É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face”. R.

Evangelho: Lc 1,26-38

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu esse mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.


Santos em destaque

Santas Marana e Cira, virgens (†séc. V). Viveram em silêncio num estreito recinto de um lugar ermo da Bereia, Síria, expostas às intempéries, recebendo os alimentos através de uma janela.

São Romão, abade (†463). Seguindo o exemplo dos antigos anacoretas, foi viver como eremita na região do Jura, França, e se tornou pai espiritual de muitos monges.

Beato Daniel Brottier, presbítero (†1936). Sacerdote francês da Congregação do Espírito Santo. Partiu
como missionário para o Senegal, mas teve de retornar por motivos de saúde à França, onde se dedicou à educação dos órfãos.

Beato Timóteo Trojanowski, presbítero e mártir (†1942). Religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, foi preso e levado para o campo de concentração em Auschwitz, Polônia.

Beato Carlos Gnocchi, presbítero (†1956). Fundou em Milão, Itália, a obra “Fundação Pro Juventute”, hoje chamada Obra Don Gnocchi, para ajudar aos mutilados pela Guerra e aos filhos dos sobreviventes.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de fevereiro de 2025

Festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo A Cátedra é símbolo...

21 de fevereiro de 2025

Sexta-feira da 6ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

20 de fevereiro de 2025

Quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever