30 de janeiro de 2026

Sexta-feira da 3ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17

1No ano seguinte, a época em que os reis costumavam partir para a guerra, Davi enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel, e eles devastaram o país dos amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. 2Ora, um dia, ao entardecer, levantando-se Davi de sua cama, pôs-se a passear pelo terraço de sua casa e avistou dali uma mulher que se banhava. Era uma mulher muito bonita. 3Davi procurou saber quem era essa mulher e disseram-lhe que era Betsabeia, filha de Eliam, mulher do hitita Urias. 4aEntão Davi enviou mensageiros para que a trouxessem. Ela veio e ele deitou-se com ela. 5Em seguida, Betsabeia voltou para casa. Como ela concebesse, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”. 6Davi mandou esta ordem a Joab: “Manda-me Urias, o hitita”. E ele mandou Urias a Davi. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhes notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E depois disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os pés”. Urias saiu do palácio do rei e, em seguida, este enviou-lhe um presente real. 9Mas Urias dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu amo, e não foi para casa. 10aE contaram a Davi, dizendo-lhe: “Urias não foi para sua casa”. 13Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa e o embriagou. Mas, ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do seu senhor, e não desceu para a sua casa. 14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta a Joab e mandou-a pelas mãos de Urias. 15Dizia nela: “Colocai Urias na frente, onde o combate for mais violento, e abandonai-o para que seja ferido e morra”. 16Joab, que sitiava a cidade, colocou Urias no lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais valentes. 17Os que defendiam a cidade, saíram para atacar Joab, e morreram alguns do exército, da guarda de Davi. E morreu também Urias, o hitita.

Salmo responsorial: Sl 50(51),3-4.5-6a.6bc-7.10-11 (R. cf. 3a)

R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa! R.

5Eu reconheço toda a minha iniquidade, *o meu pecado está sempre à minha frente. 6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R.

6bMostrais assim quanto sois justo na sentença, *ce quanto é reto o julgamento que fazeis. 7Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade *e pecador já minha mãe me concebeu. R.

10Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes. 11Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões! R.

Evangelho: Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.


Santos em destaque

São Matias, Bispo de Jerusalém (†séc. I-II).

Santa Aldegundes, virgem e abadessa (†séc. VII). Falecida em Maubeuge, França, no tempo do rei Dagoberto.

Santa Martinha, virgem (†séc. VII). Seus milagres obstinavam os perseguidores que a martirizaram à espada. Século VII.

Santa Batilde, rainha (†680). Esposa de Clotário II, rei dos francos. Morto este, governou o reino até a maioridade do filho, Clotário III, e depois se recolheu no mosteiro de Chelles.

Santo Adelmo, abade (†1097). Primeiro abade do Mosteiro beneditino de São João Evangelista, em Burgos, Espanha.

Santa Jacinta Mariscotti, virgem (†1640). Religiosa da Ordem Terceira Franciscana falecida em Viterbo, Itália. Após passar quinze anos nos prazeres mundanos, abraçou uma vida austera e promoveu irmandades para assistência dos idosos e adoração da Santíssima Eucaristia.

São Tomé Khuông, presbítero e mártir (†1860). Sacerdote dominicano decapitado no Vietnã por ter se declarado cristão durante a perseguição do imperador Tu Đúc.

São David Galván, presbítero e mártir (†1915). Por defender a santidade do Matrimônio, foi preso e fuzilado sem prévio julgamento, durante a perseguição mexicana.

São Muciano Maria Wiaux, religioso (†1917). Religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs falecidos em Namur, Bélgica.

Beato Columba Marmion, abade (†1923). Natural da Irlanda, foi superior do Mosteiro beneditino de Maredsous, Bélgica, onde resplandeceu como guia das almas e pela sua doutrina espiritual e eloquência.

Beata Cármen García Moyón, mártir (†1937). Catequista queimada em Torrent, durante a Guerra Civil Espanhola, quando ainda estava viva.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2026

Sexta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2026

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2026

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever