29 de janeiro de 2023

Domingo da 4ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sf 2,3;3,12-13

3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor. 3,12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.

Salmo responsorial: Sl 145(146),7.8-9a.9bc-10 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 7O Senhor é fiel para sempre, *faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, *é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos *o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo *9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro R.

9bcEle ampara a viúva e o órfão *mas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! †A Sião, o teu Deus reinará *para sempre e por todos os séculos! R.

Segunda leitura: 1Cor 1,26-31

26Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

Evangelho: Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-venturados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


Santos em destaque

São Valério (†s. III). Segundo bispo de Trèveris, na Alemanha.

Santo Afraates, eremita (†c.378). Nascido próximo a Nínive, no atual Iraque, converteu-se ao Cristianismo e passou a viver como anacoreta em Edessa, Síria.

São Sulpício Severo, Bispo (†591). São Gregório de Tours elogiou sua sabedoria, zelo pastoral e empenho em restaurar a observância religiosa na Diocese de Bourges, França.

São Gildas, o Sábio, abade (†570). Escreveu sobre a destruição da Bretanha, lamentando as calamidades do seu povo e increpando o desatino dos príncipes e do clero. Segundo a tradição, fundou um mosteiro em Rhuys, na costa da Bretanha francesa, onde morreu.

Beata Villana de Bóttis, mãe de família (†1361). Abandonando a vida frívola que levava em Florença, Itália, fez-se Terciária Dominicana e destacou-se pela assídua meditação sobre Cristo Crucificado, austeridade de vida e caridade para com os pobres.

Beato Bronislau Markiewicz, presbítero (†1912). Sacerdote salesiano, fundador da Congregação de São Miguel Arcanjo. Morreu em Miejsce Piestowe, Polônia.

Beata Boleslava Maria Lament, virgem (†1946). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, num difícil período de instabilidade política.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Artigo anterior28 de janeiro de 2023
Próximo artigo30 de janeiro de 2023

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior28 de janeiro de 2023
Próximo artigo30 de janeiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever