29 de janeiro de 2024

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 15,13-14.30.16,5-13a

Naqueles dias, 13um mensageiro veio dizer a Davi: “As simpatias de todo Israel estão com Absalão”. 14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: “Depressa, fujamos, porque, de outro modo, não podemos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para que não aconteça que ele, chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína e passe a cidade ao fio da espada”. 30Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras com a cabeça coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava subia também chorando, com a cabeça coberta. 16,5Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul chamado Semei, filho de Gera, que ia proferindo maldições enquanto andava. 6Atirava pedras contra Davi e contra todos os servos do rei, embora toda a tropa e todos os homens de elite seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi. 7Semei amaldiçoava-o, dizendo: “Vai-te embora! Vai-te embora, homem sanguinário e criminoso! 8O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono a teu filho Absalão. Tu estás entregue à tua própria maldade, porque és um homem sanguinário”. 9Então Abisai, filho de Sárvia, disse ao rei: “Por que há de este cão morto continuar amaldiçoando o senhor, meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça”. 10Mas o rei respondeu: “Não te intrometas, filho de Sárvia! Se ele amaldiçoa e se o Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: ‘Por que fazes isso?’” 11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Vede, se meu filho, que saiu das minhas entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor. 12Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje”. 13E Davi e seus homens seguiram adiante.

Salmo responsorial: Sl 3,2-3.4-5.6-7 (R. 7b)

R. Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

2Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; *quanta gente se levanta contra mim! 3Muitos dizem, comentando a meu respeito: *”Ele não acha a salvação junto de Deus!” R.

4Mas sois vós o meu escudo protetor, *a minha glória que levanta minha cabeça! 5Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, *do Monte santo ele me ouviu e respondeu. R.

6Eu me deito e adormeço bem tranquilo; *acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. 7Não terei medo de milhares que me cerquem †e furiosos se levantem contra mim. *Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me! R.

Evangelho: Mc 5,1-20

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.


Santos em destaque

São Valério (†s. III). Segundo bispo de Trèveris, na Alemanha.

Santo Afraates, eremita (†c.378). Nascido próximo a Nínive, no atual Iraque, converteu-se ao Cristianismo e passou a viver como anacoreta em Edessa, Síria.

São Sulpício Severo, Bispo (†591). São Gregório de Tours elogiou sua sabedoria, zelo pastoral e empenho em restaurar a observância religiosa na Diocese de Bourges, França.

São Gildas, o Sábio, abade (†570). Escreveu sobre a destruição da Bretanha, lamentando as calamidades do seu povo e increpando o desatino dos príncipes e do clero. Segundo a tradição, fundou um mosteiro em Rhuys, na costa da Bretanha francesa, onde morreu.

Beata Villana de Bóttis, mãe de família (†1361). Abandonando a vida frívola que levava em Florença, Itália, fez-se Terciária Dominicana e destacou-se pela assídua meditação sobre Cristo Crucificado, austeridade de vida e caridade para com os pobres.

Beato Bronislau Markiewicz, presbítero (†1912). Sacerdote salesiano, fundador da Congregação de São Miguel Arcanjo. Morreu em Miejsce Piestowe, Polônia.

Beata Boleslava Maria Lament, virgem (†1946). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, num difícil período de instabilidade política.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever