31 de janeiro de 2026

Memória de São João Bosco

Natural de Castelnuovo de Asti, nasceu a 16 de agosto de 1815 e recebeu da mãe uma sólida educação cristã. Consagrou-se à educação da juventude. Com este objetivo, fundou duas congregações religiosas: a Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Padres Salesianos) e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi fecundo escritor de obras catequéticas e apologéticas. Suas “Leituras Católicas” difundiram-se por toda a Itália. Faleceu em 1888.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 12,1-7a.10-17

Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse-lhe: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina,
que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7aNatã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10‘Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher o hitita Urias para fazer dela a tua esposa’. 11Assim diz o Senhor: ‘Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do sol'”. 13Davi disse a Natã:  “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer
nem tomar com eles alimento algum.

Salmo responsorial: Sl 50(51),12-13.14-15.16-17 (R. 12a)

R. Criai em mim um coração que seja puro!

12Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! 15Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados. R.

16Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça! 17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor! R.

Evangelho: Mc 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”


Santos em destaque

São Metrano, mártir (†c. 249). Por negar-se a proferir palavras ímpias, foi torturado e apedrejado pelos pagãos em Alexandria, Egito.

Santo Abraão, Bispo (†345). Foi degolado quando rejeitou ordem do rei, de adorar o sol.

Santa Marcela, viúva (†410). Sobre esta dama romana diz São Jerônimo que, tendo desprezado a nobreza e a riqueza, ficou mais nobre do que antes pela prática da pobreza e da humildade.

Santo Eusébio, monge (†884). Religioso da Abadia de São Galo, Suíça, natural da Irlanda, que depois se retirou para o Monte São Vítor, na Áustria, e ali viveu como eremita.

São Francisco Xavier Maria Bianchi, presbítero (†1815). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, dotado de dons místicos, conduziu muitos à vida da graça em Nápoles, Itália.

Beata Luísa Albertoni, viúva (†1533). Após a morte do esposo, tornou-se terciária franciscana e se dedicou às obras de caridade, acolhendo os pobres em seu próprio palácio.

Beata Candelária de São José, virgem (†1940). Fundou em Altagracia de Orituco, Venezuela, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Madre Candelária.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

24 de janeiro de 2026

Memória de São Francisco de Sales Bispo e doutor da...

23 de janeiro de 2026

Sexta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2026

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever