Memória de São João Bosco
Natural de Castelnuovo de Asti, nasceu a 16 de agosto de 1815 e recebeu da mãe uma sólida educação cristã. Consagrou-se à educação da juventude. Com este objetivo, fundou duas congregações religiosas: a Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Padres Salesianos) e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi fecundo escritor de obras catequéticas e apologéticas. Suas “Leituras Católicas” difundiram-se por toda a Itália. Faleceu em 1888.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Hb 10,32-39
Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados. 34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda “bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.
Salmo responsorial: Sl 36(37),3-4.5-6.23-24.39-40 (R. 39a)
R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!
Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração. R.
— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia. R.
É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. R.
A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram. R.
Evangelho: Mc 4,26-34
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Santos em destaque
São Metrano, mártir (†c. 249). Por negar-se a proferir palavras ímpias, foi torturado e apedrejado pelos pagãos em Alexandria, Egito.
Santo Abraão, Bispo (†345). Foi degolado quando rejeitou ordem do rei, de adorar o sol.
Santa Marcela, viúva (†410). Sobre esta dama romana diz São Jerônimo que, tendo desprezado a nobreza e a riqueza, ficou mais nobre do que antes pela prática da pobreza e da humildade.
Santo Eusébio, monge (†884). Religioso da Abadia de São Galo, Suíça, natural da Irlanda, que depois se retirou para o Monte São Vítor, na Áustria, e ali viveu como eremita.
São Francisco Xavier Maria Bianchi, presbítero (†1815). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, dotado de dons místicos, conduziu muitos à vida da graça em Nápoles, Itália.
Beata Luísa Albertoni, viúva (†1533). Após a morte do esposo, tornou-se terciária franciscana e se dedicou às obras de caridade, acolhendo os pobres em seu próprio palácio.
Beata Candelária de São José, virgem (†1940). Fundou em Altagracia de Orituco, Venezuela, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Madre Candelária.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online