1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 12,4-7.11-15

Irmãos, 4vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado, 5e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 14Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a comunidade.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R. cf.17)

R. O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

13Como um pai se compadece de seus filhos, *o Senhor tem compaixão dos que o temem. 14Porque sabe de que barro somos feitos, *e se lembra que apenas somos pó. R.

17Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme *é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende * †por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança. R.

Evangelho: Mc 6,1-6

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?’ E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


Santos em destaque

Santa Brígida da Irlanda, virgem (†c. 525). Fundou o mosteiro de Kildare, na Irlanda, do qual foi abadessa. Continuou a obra evangelizadora de São Patrício.

São Sigisberto III, rei (†656). Filho do rei merovíngio Dagoberto I. Construiu os mosteiros de Stavelot, de Malmedy, na Bélgica. Distribuiu esmolas às igrejas e aos pobres. Morreu em Metz, França, aos 26 anos.

Santo Agripano, Bispo e mártir (†séc. VII). Muito se empenhou na conversão dos arianos em sua diocese. Foi martirizado por idólatras em Puy-enVelay, França.

São Raimundo, abade (†1163). Abade do mosteiro cisterciense de Fitero, Espanha, e fundador da Ordem de Cavalaria de Calatrava. Seus membros se submetiam à regra beneditina e foram uma das forças mais atuantes da Reconquista.

Beata Joana Francisca da Visitação, virgem (†1888). Fundadora do Instituto das Irmãzinhas do Sagrado Coração, em Turim, Itália.

Beato Luís Variara, presbítero (†1923). Missionário salesiano de origem italiana falecido em Cúcuta, Colômbia. Dedicou-se ao cuidado dos leprosos, e fundou a Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior31 de janeiro de 2023
Próximo artigo2 de fevereiro de 2023

Próximas liturgias

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

29 de janeiro de 2023

Domingo da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior31 de janeiro de 2023
Próximo artigo2 de fevereiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever