1 de fevereiro de 2024

Quinta-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 2,1-4.10-12

1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel’”. 10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 12Salomão sucedeu no trono a seu pai, Davi, e seu reino ficou solidamente estabelecido.

Salmo responsorial: 1Cr 29,10.11ab.11d-12a.12bcd (R. 12b)

R. Dominais todos os povos, ó Senhor.

10Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, †Senhor Deus de Israel, o nosso pai. *desde sempre e por toda a eternidade! R.

11aA Vós pertencem a grandeza e o poder *btoda a glória, esplendor e majestade, R.

dA vós, Senhor, também pertence a realeza, †pois sobre a terra, como rei, vos elevais! *12aToda glória e riqueza vêm de vós! R.

bSois o Senhor e dominais o universo, †cem vossa mão se encontra a força e o poder, *dem vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! R.

Evangelho: Mc 6,7-13

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


Santos em destaque

Santa Brígida da Irlanda, virgem (†c. 525). Fundou o mosteiro de Kildare, na Irlanda, do qual foi abadessa. Continuou a obra evangelizadora de São Patrício.

São Sigisberto III, rei (†656). Filho do rei merovíngio Dagoberto I. Construiu os mosteiros de Stavelot, de Malmedy, na Bélgica. Distribuiu esmolas às igrejas e aos pobres. Morreu em Metz, França, aos 26 anos.

Santo Agripano, Bispo e mártir (†séc. VII). Muito se empenhou na conversão dos arianos em sua diocese. Foi martirizado por idólatras em Puy-enVelay, França.

São Raimundo, abade (†1163). Abade do mosteiro cisterciense de Fitero, Espanha, e fundador da Ordem de Cavalaria de Calatrava. Seus membros se submetiam à regra beneditina e foram uma das forças mais atuantes da Reconquista.

Beata Joana Francisca da Visitação, virgem (†1888). Fundadora do Instituto das Irmãzinhas do Sagrado Coração, em Turim, Itália.

Beato Luís Variara, presbítero (†1923). Missionário salesiano de origem italiana falecido em Cúcuta, Colômbia. Dedicou-se ao cuidado dos leprosos, e fundou a Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever