4 de março de 2025

Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Casimiro (†1484). Patrono da Polônia e da Lituânia, filho do rei Casimiro IV da Polônia. Morreu aos 25 anos, depois de ter levado uma vida de grande piedade e austeridade, inclusive renunciando ao matrimônio para melhor servir a Deus e socorrer os pobres.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 35,1-15

1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar.[3] 4Aquele que mostra agradecimento oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. 5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. 10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.

Salmo responsorial: Sl 49(50),5-6.7-8.14 e 23 (R. 23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

5“Reuni à minha frente os meus eleitos, *que selaram a Aliança em sacrifícios!” 6Testemunha o próprio céu seu julgamento, *porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. R.

7“Escuta, ó meu povo, eu vou falar; †ouve, Israel, eu testemunho contra ti: *Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! 8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; R.

14Imola a Deus um sacrifício de louvor *e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. 23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, *eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. R.

Evangelho: Mc 10,28-31

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -, e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

 


Santos em destaque

São Basino, Bispo (†705). Fez-se monge no cenóbio beneditino de São Maximino de Tréveris, Alemanha, do qual foi eleito abade. Mais tarde foi nomeado Bispo dessa cidade.

São Pedro, abade (†1123). Monge beneditino que foi eleito Bispo de Policastro. Cansado do estrépito da vida mundana, retornou ao seu mosteiro onde, como abade, renovou a disciplina religiosa.

São João Antônio Farina, Bispo (†1888). Grande pastor e educador. Fundou o Instituto das Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações, em Vicenza, Itália, para a formação de meninas pobres.

Beato Humberto de Saboia, monge (†1188). Constrangido a abandonar o claustro para se ocupar dos assuntos públicos, logo retornou à vida monástica com maior empenho.

Beata Maria Luísa de Lamoignon, viúva (†1825). Após seu marido ser guilhotinado, fundou em Vannes, França, a Ordem das Irmãs da Caridade de São Luís.

Beata Plácida Viel, virgem (†1877). Religiosa da Congregação das Escolas Cristãs da Misericórdia, sucedeu Santa Maria Madalena Postel no cargo de Superiora-Geral.

Beato Roberto Spiske, presbítero (†1888). Sacerdote diocesano, fundou em Wroclaw, Polônia, a Congregação das Irmãs de Santa Edwiges.

Beato Zoltan Lajos Meszlényi, Bispo e mártir (†1951). Bispo Auxiliar de Esztergom, Hungria, deportado ao campo de concentração de Kistarcsa, onde faleceu após oito meses de indizíveis tormentos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

25 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 7ª semana do Tempo Comum Leituras da...

24 de fevereiro de 2025

Segunda-feira da 7ª semana do Tempo Comum Leituras da...

23 de fevereiro de 2025

Domingo da 7ª semana do Tempo Comum Hoje, omite-se a...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever