6 de abril de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 43,16-21

16Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”.

Salmo responsorial: Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca, *bnossos lábios, de canções. R.

cEntre os gentios se dizia: “Maravilhas *dfez com eles o Senhor!” 3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *exultemos de alegria! R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas, *ceifarão com alegria. R.

6Chorando de tristeza sairão, *espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, *carregando os seus feixes! R.

Segunda leitura: Fl 3,8-14

Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

Evangelho: Jo 8,1-11

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus
e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.


Santos em destaque

Santo Ireneu de Sírmium, Bispo e mártir (†séc. IV). Foi preso, torturado e decapitado em Sírmium da Panônia, atual Sremska Mitrovika (Sérvia), no tempo do imperador Maximiano.

Santo Eutíquio, Bispo (†582). Patriarca de Constantinopla, lutou denodadamente pela ortodoxia da fé.

São Filareto, monge (†1076). Mesmo tendo nascido em um ambiente muçulmano, soube seguir a verdadeira Fé e dedicar-se à oração. Morreu no Mosteiro de Santo Elias, na Calábria.

São Pedro de Verona, presbítero e mártir (†1252). Filho de maniqueus, abraçou a Fé Católica ainda criança e tornou-se dominicano. Combateu a heresia até ser assassinado em Milão, Itália.

São Paulo Le Bao Tihn, presbítero e mártir (†1857). Monge contemplativo no Vietnã, preso e desterrado durante perseguição religiosa. Anistiado sete anos depois, foi ordenado sacerdote e escreveu um compêndio de doutrina católica. Mais tarde, com o reinício da perseguição, foi decapitado.

Beato Notkero, o Gago, monge (†912). Passou quase toda a sua vida no Mosteiro de São Galo, na Suábia, atual Suíça, onde compôs numerosos poemas litúrgicos; era débil do corpo mas não da mente, gago da língua mas não da inteligência, assíduo na oração, na leitura e na meditação.

Beata Catarina de Pallanza, virgem (†1478). Sua família morreu vítima de uma epidemia em Novara, Itália. Aos quinze anos, impressionada com um sermão sobre a Paixão, consagrou-se a Deus e ingressou num mosteiro sob a regra agostiniana.

Beato Zeferino Agostini, presbítero (†1896). Dedicou-se ao ministério da pregação e da catequese. Fundou em Verona, Itália, a Congregação das Ursulinas Filhas de Maria Imaculada.

Beato Miguel Rua, presbítero (†1910). Discípulo e sucessor de São João Bosco, foi exímio propagador da Congregação Salesiana.

Beata Petrina Morosini, virgem e mártir (†1957). Jovem de vinte e seis anos, morta em defesa de sua virgindade quando regressava a casa após um dia de trabalho.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

2 de abril de 2025

Quarta-feira da 4ª semana da Quaresma  Leituras da Missa ...

1 de abril de 2025

Terça-feira da 4ª semana da Quaresma  Leituras da Missa ...

31 de março de 2025

Segunda-feira da 4ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever