Terça-feira Tempo do Natal depois da Epifania
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Jo 4,7-10
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
Salmo responsorial: Sl 71(72),1-2.3-4ab.7-8 (R. cf. 11)
R. Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *vossa justiça ao descendente da realeza!2Com justiça ele governe o vosso povo, *com equidade ele julgue os vossos pobres. R.
3Das montanhas venha a paz a todo o povo, *e desça das colinas a justiça! 4aEste Rei defenderá os que são pobres, *bos filhos dos humildes salvará. R.
7Nos seus dias a justiça florirá *e grande paz, até que a lua perca o brilho! 8De mar a mar estenderá o seu domínio, *e desde o rio até os confins de toda a terra! R.
Evangelho: Mc 6,34-44
Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas, Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.
Santos em destaque
São Pedro Tomás, Bispo (†1366). Religioso carmelita francês. Como Legado Pontifício e depois como Patriarca latino de Constantinopla, esforçou-se por promover a união com as Igrejas do Oriente.
Santo André Corsini, Bispo (†1373). Depois de uma juventude desregrada, tornou-se carmelita e foi eleito Bispo de Fiesole (Itália). Governou sua diocese com sabedoria, auxiliando os pobres e reconciliando os inimigos.
São João de Ribera, Bispo (†1611). Foi por mais de quarenta anos Arcebispo de Valência, Espanha, e por dois anos também vice-rei. Devoto da Santíssima Eucaristia e defensor da verdade católica, educou o povo com sólidos ensinamentos.
São Carlos de Sezze, religioso (†1670). Irmão leigo franciscano, destacou-se por sua piedade eucarística.
Santa Rafaela Maria do Sagrado Coração, virgem (†1925). Fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Vítima de incompreensões, viu-se obrigada a renunciar ao cargo de superiora e passou trinta e dois anos como simples irmã.
Santo André Bessette, religioso (†1937). Membro da Congregação da Santa Cruz, exerceu a função de porteiro no Colégio de Nossa Senhora das Neves em Montreal, Canadá, e erigiu junto a ele um eminente santuário dedicado a São José.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











