Pe. Eustáquio, o Vigário de Poá. Com este título ficou famoso em todo o Brasil, na década de 1940, um humilde religioso que, como o Divino Mestre, “passou pelo mundo fazendo o bem”, e agora está a caminho de ser elevado à glória dos altares.
Em abril deste ano, o Papa João Paulo II promulgou o Decreto sobre a heroicidade das virtudes do Pe. Eustáquio van Lieshout, da benemérita Congregação dos Sagrados Corações. Com este ato, a Igreja lhe concede o título de Venerável.
Nasceu e foi batizado em 3 de novembro de 1890, na Holanda, recebendo o nome de Humberto. Educado por pais dedicados e bons cristãos, desde cedo destacou-se como menino generoso e piedoso.
Lendo uma biografia do heróico Pe. Damião de Veuster — jovem sacerdote que se exilou na tristemente famosa Ilha de Molokai para dar assistência aos leprosos — Humberto sentiu-se tocado pela divina graça e decidiu imitá-lo.
Matriculou-se logo no seminário e — após vencer com esforço e persistência alguns obstáculos — entrou no Noviciado, passando a chamar-se Eustáquio. Fez profissão religiosa em 1915, prometendo solenemente viver e morrer ao serviço da Igreja, e pela glória dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Missionário ardoroso
Enviado ao Brasil como missionário em 1925, exerceu seu benéfico apostolado inicialmente em Romaria, Diocese de Uberaba (MG); depois em Poá, na região metropolitana de São Paulo; encerrou sua santa vida numa paróquia de Belo Horizonte.
Nessas três paróquias, Pe. Eustáquio mostrou-se incansavelmente atento às necessidades das multidões que diariamente a ele acorriam em busca de saúde — espiritual e corporal — da reconciliação com Deus pelo Sacramento da Confissão, de um conselho ou uma bênção.
Seu falecimento, em 30 de agosto de 1943, provocou consternação geral na capital mineira. Foi apoteótico seu sepultamento. Em 1962 iniciou-se o processo de beatificação.
Falta muito para ele ser beatificado?
O Pe. Lúcio Dumont Prado — Provincial da Congregação dos Sagrados Corações e dinâmico vice-postulador da causa de beatificação — mostra-se confiante: “Esperamos que seja em breve, e para isso rezamos”.
Todos aqueles que, recorrendo à intercessão do Padre Eustáquio, forem atendidos, podem enviar seu testemunho para o Secretariado da Causa de Beatificação: Pe. Lúcio Dumont Prado, email: ssccsecreta ria@aol.com, telefone (31) 3462-2273, fax (31) 3462-3513 ◊