Pe. Eustáquio, o Vigário de Poá. Com este título ficou famoso em todo o Brasil, na década de 1940, um humilde religioso que, como o Divino Mestre, “passou pelo mundo fazendo o bem”, e agora está a caminho de ser elevado à glória dos altares.

 

Em abril deste ano, o Papa João Paulo II promulgou o Decreto sobre a heroicidade das virtudes do Pe. Eustáquio van Lieshout, da benemérita Congregação dos Sagrados Corações. Com es­te ato, a Igreja lhe concede o título de Venerável.

Nasceu e foi batizado em 3 de novembro de 1890, na Holanda, recebendo o nome de Humberto. Educado por pais dedicados e bons cristãos, desde cedo destacou-se como menino generoso e piedoso.

Lendo uma biografia do heróico Pe. Damião de Veuster — jovem sacerdote que se exilou na tristemente famosa Ilha de Molokai para dar assistência aos leprosos — Humberto sentiu-se tocado pela divina graça e decidiu imitá-lo.

Matriculou-se logo no seminário e — após vencer com esforço e persistência alguns obstáculos — entrou no Noviciado, passando a chamar-se Eustáquio. Fez profissão religiosa em 1915, prometendo solenemente viver e morrer ao serviço da Igreja, e pela gló­ria dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Missionário ardoroso

Enviado ao Brasil como missionário em 1925, exer­ceu seu benéfico apostolado inicialmente em Roma­ria, Diocese de Uberaba (MG); depois em Poá, na re­gião metropolitana de São Paulo; encerrou sua san­ta vida numa paróquia de Belo Horizonte.

Nessas três paróquias, Pe. Eustáquio mostrou-se incansavelmente atento às necessidades das multidões que diariamente a ele acorriam em busca de saúde — espiritual e corporal — da reconciliação com Deus pelo Sacramento da Confissão, de um con­selho ou uma bênção.

Seu falecimento, em 30 de agosto de 1943, provocou consternação geral na capital mineira. Foi apo­teótico seu sepultamento. Em 1962 iniciou-se o pro­cesso de beatificação.

Falta muito para ele ser beatificado?

O Pe. Lúcio Dumont Prado — Provincial da Congregação dos Sagrados Corações e dinâmico vice-pos­tulador da causa de beatificação — mostra-se con­fiante: “Esperamos que seja em breve, e para isso rezamos”.

Todos aqueles que, recorrendo à intercessão do Padre Eustáquio, forem atendidos, podem enviar seu testemunho para o Secretariado da Causa de Beatificação: Pe. Lúcio Dumont Prado, email: ssccsecreta ria@aol.com, telefone (31) 3462-2273, fax (31) 3462-3513

Artigo anteriorSanta Mônica – Lágrimas que converteram um filho
Próximo artigoLiturgia da contrição ou da glória?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui