O brilho do vaga-lume

“Vamos apagar nossas lanterninhas!”, era o conselho de Blim. Seria esse o melhor meio de fugir dos assaltos daquela serpente maldosa?

O céu, feericamente iluminado de dourado, pintava-se de róseo e alaranjado. Aos poucos o colorido foi dando lugar a tons cada vez mais escuros. Muitos animais se recolhiam em suas tocas e os pássaros em seus ninhos, para desfrutarem um aconchegante sono. Por fim, tendo o Sol se retirado do firmamento, a Lua passou a presidir aquela noite.

Ela prestava uma atenção única a tudo quanto estava sob seu olhar, acompanhada de suas servas, as estrelas. Nenhuma nuvem as cobria, de maneira que a abóboda celeste se encontrava limpa e magnificamente ornada! Aquela madrugada estava uma verdadeira maravilha!

De repente – curioso! –, centenas de outras luzes começam a surgir. Não, não eram as estrelas do céu, mas as estrelinhas da terra: os vaga-lumes. Dois deles, Clos e Blim, aventuravam-se sozinhos pelo mato, para conhecer as novas flores nascidas naquela primavera.

Amedrontado diante da fúria da serpente, Blim apagou sua luz. Não imaginava, porém, que essa atitude seria sua ruína

A Lua viu então uma serpente, de fisionomia amargurada. O réptil dava saltos ameaçadores para o alto, como se quisesse capturar alguma vítima com sua bocarra. Depois de algum tempo, a Lua conseguiu entender: a cobra desejava abocanhá-la, juntamente com as estrelas! Intrigada, perguntou:

— Mas você não percebe que isso é impossível? Estamos tão distantes…

Eu sei! – esbravejou a cobra – E odeio isso! Você recebe a luz do Sol, e as estrelas são uma imagem dele durante sua ausência. Eu detesto o Sol, porque sua claridade permite que as minhas presas me vejam e fujam de mim. E vocês fazem o mesmo durante a noite. Uma vez que não posso nada contra o astro rei, investirei contra vocês!

A Lua não perdeu tempo em responder a tão grande insensatez. Tomada por aquele estado de espírito, nenhuma palavra seria capaz de convencer a serpente. Por isso, decidiu ignorá-la e voltou seus olhos para os simpáticos pirilampos.

Encontrou-os apostando corrida entre a vegetação. Blim e Clos tinham tanta energia naquela noite que suas lanterninhas estavam mais fortes que o habitual. Ambos brincam despreocupadamente, até que Clos escutou um barulho no chão e perto de si

— O que é isso? – perguntou ao companheiro.

— Não é nada… Venha me pegar! – respondeu Blim.

Mais à frente, novamente ouviu o ruído, sem encontrar quem o provocava. Em dado momento, passaram por uma pequena área sem vegetação e… viram a serpente!

— Ah, é ela – Clos comentou aliviado – Podemos ficar tranquilos, pois serpentes não comem vaga-lumes.

Então, esquecendo-se do perigo, voaram em direção a outro prado. E a cobra foi atrásBlim percebeu e decidiu perguntar:

Serpente, você precisa de alguma coisa?mas nenhuma resposta ela deu.

Desconfiados e temerosos, os pirilampos começaram a voar rapidamente; ganhando certa distância, puseram-se a salvo e pararam. Voltando-se para trás, encontraram-na perto deles de novo e por isso lhe interrogaram:

Serpente, por que essa perseguição? Não estamos entendendo. Não somos alimento para você! – esbravejou Clos.

No entanto, mais uma tentativa frustrada, pois o réptil continuava em silêncio. Os insetos entenderam que, se não fugissem, em breve algo lhes aconteceria e isso eles não queriam nem pensar! Voaram, voaram, voaram, enquanto a cobra ia atrás, incrivelmente rápida e matreira.

— Ela não para, Blim! Algo temos de fazer!

Tomando-se de brio, Clos cessou a fuga. Seu companheiro o imitou. Virou-se para a inimiga e ordenou com voz imponente:

Serpente, basta!!! Que mal lhe fizemos? Por acaso isso é uma brincadeira de mau gosto? Por que você está nos perseguindo?

Finalmente, com tom malicioso, ela explicou:

Vocês brilham… e isso eu não suporto! Por essa razão quero destruí-los – e num assalto inesperado, quase os engoliu.

Blim questionou:

Nossas luzes tão fracas! Que mal elas lhe fazem?

A cobra, furiosa e agitada, gritou:

— Não me fazem mal! Quem me incomoda é o Sol, a Lua e as estrelas! Mas já que não consigo nada contra eles, atento contra os vaga-lumes, porque vocês são um símbolo deles!

E começou a atacar os dois besourinhos de todas as formas. Estes tentavam se elevar, mas a cobra dava pulos mais altos. Por várias vezes quase foram engolidos!

Os dois aceleraram tanto quanto podiam. Blim deixou-se levar pelo pavor e disse:

Clos, vamos desligar nossas lanterninhas. Assim a cobra não vai nos enxergar mais, nem nos odiar sem motivo.

— Está louco? Se Deus nos fez semelhantes aos luzeiros do céu, por que vamos temer? Apagar nossas luzes seria uma ingratidão ao Criador!

Mal tinha proferido essas palavras, e outra vez a adversária investiu contra eles.

— Está vendo só?! Eu é que não vou virar alimento dela.

Desistindo da luta, Blim desligou sua luz. A serpente o perdeu de vista e não o caçou mais. Ainda restava Clos.

Você não escapa! – ameaçou.

Com mais velocidade e astúcia, a serpente lançou-se sobre o vaga-lume. Este, porém, não recuou perante a ofensiva! “Deus me fez uma pequena estrela na terra, e não abrirei mão disso!”, bradava em seu íntimo.

Após um período de peleja, quando Clos se via quase sem forças, uma claridade muito intensa surgiu. Não era o Sol que nascia, pois ainda não estava na hora. Era, na verdade, uma luz mais extraordinária que a do astro rei.

Assustada com tal clarão, a cobra fugiu. No meio do caminho encontrou-se com Blim que, sem luz para lhe iluminar o caminho, vagava desorientado. A serpente aproveitou sua distração e o abocanhou de um só golpe. Depois arrastou-se para um buraco, a fim de se esconder.

Clos pensava: “Apagar nossas luzes seria uma ingratidão ao Criador, que nos fez semelhantes aos luzeiros do céu”

No meio daquela cintilação, Clos pôde distinguir três figuras: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo! As Três Divinas Pessoas estenderam a mão ao inseto vitorioso, e este, tornando-se maravilhosamente luminoso, foi subindo, subindo, subindo, até que recebeu um trono no firmamento, junto com os demais corpos celestes. Sim, pela perseverança e fidelidade daquele humilde besourinho, o Criador o premiou fazendo dele uma estrela brilhante e bonita.

*     *     *

O mal, como a serpente, odeia o brilho dos bons, pois essa luz vem de Deus, de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos, em comparação com os quais somos simples pirilampos.

Grava este ensinamento, caro leitor: se não te envergonhares de ser bom nem temeres as investidas dos maus, o Altíssimo te elevará ao mais alto Céu, onde gozarás da luz eterna dos filhos de Deus. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever