Se entendemos a palavra igreja no sentido de local onde os fiéis se reúnem para celebrar o culto divino, a mais antiga igreja do mundo é o Cenáculo. Foi ali que Nosso Senhor Jesus Cristo celebrou a primeira Missa e onde os Apóstolos “perseveravam na oração” (At 1, 14) junto com a Virgem Maria, alguns discípulos e as Santas Mulheres.

Igrejas seriam também as residências nas quais se congregavam os primeiros cristãos para a Ceia Eucarística. São Paulo menciona em suas epístolas o casal Áquila e Prisca e “a comunidade que se reúne em sua casa” (Rm 16, 5; I Cor 16, 19). Com maior razão ainda poderíamos chamar de igrejas as catacumbas do período das perseguições. Em várias delas os ornatos, pinturas e imagens prenunciam já os esplendorosos templos edificados em épocas posteriores.

A construção de edifícios destinados especificamente aos atos de culto iniciou-se logo após o Edito de Milão, promulgado em 313 pelo imperador Constantino. A ele devemos os dois mais importantes templos cristãos do mundo: a Arquibasílica de São João de Latrão, inaugurada por volta do ano 320, e a Basílica de São Pedro, consagrada em 329.

Por iniciativa do imperador e de sua mãe, Santa Helena, ergueu-se também em Belém, no local do nascimento do Menino Deus, a Basílica da Natividade, concluída em 333. Dois anos depois, em 335, inaugurou-se em Jerusalém a Basílica do Santo Sepulcro, para cuja construção muito se empenhou pessoalmente Santa Helena.

Teriam sido edificadas em algum lugar igrejas anteriores a estas? Parece pouco provável, e se elas chegaram a existir não deixaram rasto na História. Podemos afirmar, portanto, que a Arquibasílica de Latrão, cognominada “Mãe e cabeça de todas as igrejas de Roma e do mundo”, é o mais antigo templo cristão.

Artigo anteriorSão Tomás de Aquino – O segredo do Doutor Angélico
Próximo artigoRevista Arautos do Evangelho, Ano XVI, nº 182, Fevereiro 2017
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui