Quer vencer as tentações?

Reação “urso polar” ou “urso negro”? A escolha está em suas mãos… Mas talvez lhe ajude ler primeiro este artigo.

Quem caminha pelas florestas boreais, seja na Sibéria, no Canadá ou nos países nórdicos da Europa, facilmente se encontrará com um animal gigantesco, muito peludo e sempre faminto: o urso.

Em representações infantis geralmente é apresentado como encantador e até pitoresco; mas diante de um deles, na mente afloram adjetivos totalmente opostos… sublinhados pelas reações mais primárias do instinto de conservação!

Suas estratégias de ataque, modos de viver e alimentação variam entre as espécies.

O urso polar é o mais feroz caçador e, como no Polo Norte os seres vivos são escassos, Deus o dotou de aguçada “esperteza”: para camuflar-se da presa na branca paisagem, cobre seu nariz negro com as alvíssimas patas. Tão bem se assemelha a uma montanha de neve, que a vítima só o percebe quando já é tarde demais… Distingue-se por ser um corredor agilíssimo, um nadador excelente! Enfim, se vislumbrar algum, não pense duas vezes antes de fugir!

O urso negro, por sua vez, é encontrado num perímetro bem mais extenso. Ele está presente em muitas reservas naturais e florestas próximas a lugares habitados. Mesmo sendo carnívoro, só ataca o homem ao sentir-se ameaçado. Trata-se, no entanto, de um animal fortíssimo, capaz de derrubar árvores abrindo caminho nas matas, e por isso constitui um perigo para nossa espécie.

Dou-lhe um conselho: se tiver a desventura de se defrontar com um urso negro, não fuja de imediato, mas mantenha a calma e fite seus olhos por certo tempo. Assim ele ficará atordoado e irá embora. Se, pelo contrário, você correr, será perseguido e, se porventura não for morto, no mínimo ficará ferido gravemente.

O leitor deve estar pensando que todos esses dados caberiam melhor numa revista científica ou nos lábios do zoólogo… Mas se engana.

Diz São Boaventura que o Padre Eterno entregou três livros para nosso aprendizado: o livro da criação, o livro encarnado – Jesus Cristo – e o livro da História da salvação. No primeiro podemos encontrar as duas atitudes que devemos tomar perante as tentações.

Ursos polares – Refúgio Nacional de Vida Silvestre do Ártico, Alasca

Você mesmo, caro leitor, julgará os seguintes casos e dirá em que modo de proceder cada um se encaixa: reação “urso polar” ou reação “urso negro”.

Quando toca o despertador de manhã e tenho uma vontade enorme de continuar dormindo, o que devo fazer: fugir da tentação, cobrindo a cabeça com o cobertor e voltar a dormir – reação “urso polar”; ou enfrentar a preguiça, olhar a situação de frente e levantar da cama com energia – reação “urso negro”?

Qual deve ser minha conduta em circunstância diversa, como quando, estando numa roda de amigos, no trabalho ou num restaurante, preciso manifestar a minha fé, seja através do sinal da cruz, da oração ou da resposta ufana a uma indagação sobre minha Religião, e tendo a acanhar-me de confessá-la? Devo enfrentar a vergonha“urso negro”ou tenho o direito de evadir“urso polar”e deixar que debochem de minha covardia?

Entretanto, quando assisto à televisão e me deparo com cenas que não condizem com a moral católica, devo enfrentar as tentações de pureza como elas se apresentam – reação “urso negro”ou simplesmente fugir dessa ocasião de pecado – reação “urso polar”desligando a tela?

Eis uma das lições do livro da criação!

O livro encarnado ensinou-nos a vigiar e orar para não cairmos em tentação (cf. Mt 26, 41). E o que encontramos no livro da História da salvação? Cada uma de suas páginas proclama: nunca se ouviu dizer que algum devoto de Maria Santíssima ficasse desamparado.

Portanto, nos momentos de tentações, julguemos com sabedoria a melhor atitude a tomar, pedindo ao Céu as forças necessárias para ultrapassar os obstáculos, cheios de confiança de que Nossa Senhora nos ajudará, nos colocará sob seu manto, e assim sairemos vitoriosos da luta contra o mal. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever