Revolução e Contra-Revolução do coração

Já na Antiguidade, o coração simbolizava o âmago da personalidade humana. Entre os gregos, por exemplo, ele circunscrevia a razão ou as emoções, e entre os romanos já havia a associação do coração ao amor, bem como à coragem, visto que os soldados eram condecorados com corações de bronze por atos de bravura.

Distorcendo o valor metafórico do coração, o paganismo também o utilizou para sacrifícios rituais humanos, comuns em todos os quadrantes do mundo, exceto em Israel. Basta citar o caso dos astecas, cujo holocausto precípuo consistia na extração do coração das vítimas, ainda vivas, para oferecê-lo às divindades.

No Gênesis, por sua vez, menciona-se que o coração do Senhor se afligiu pelo pecado, arrependendo-se “de ter feito o homem sobre a terra” (6, 6). Assim, diante de suas faltas, o salmista roga “um coração puro” (Sl 50, 12) e a divina “misericórdia” (Sl 85, 3), cujo significado etimológico evoca um coração compassivo para com o miserável. A promessa de salvação, porém, permaneceu sempre no horizonte do povo eleito, conforme a profecia de Ezequiel: “Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (36, 26).

Jesus Cristo, “manso e humilde de coração” (Mt 11, 29), convidou seus discípulos a serem “puros de coração” (Mt 5, 8) e recriminou os de “coração endurecido” (Mc 8, 17). De seu divino costado nasceu a Igreja, cujo latejar atingiu todo o orbe.

O primeiro milênio da era cristã não conheceu a devoção ao Coração de Jesus. Suas origens mais definidas remontam à devoção das Santas Chagas entre religiosos como São Bernardo e São Francisco.

Mais tarde, protestantes imaginaram idolatria e superstição na devoção ao Coração de Jesus. Como reação, em 1566 o Papa São Pio V exortou os Bispos no seu primeiro consistório: “Não conseguiremos deter os progressos da heresia a não ser por uma ação sobre o coração de Deus. É a nós, luz do mundo, sal da terra, que compete esclarecer os espíritos e encorajar os corações pelo exemplo de nossa santidade e de nossas virtudes”. O santo Pontífice entendia que a solução para os males se encontrava em tocar o coração de Deus pela santidade, a começar pela parte mais alta da Hierarquia Eclesiástica.

Em 1673, Santa Margarida Maria Alacoque recebeu revelações do Sagrado Coração de Jesus, ao qual o Rei Luís XIV deveria consagrar a França. Ante o descaso real, a nação caiu mais tarde nos desvarios da Revolução Francesa e numa contumaz descristianização. Basta citar que, após o assassinato do pró-jacobino Marat em 1793, seu coração foi convertido em símbolo de blasfema devoção: criaram uma “ladainha” ao “sagrado” coração do novo “mártir” da revolução.

Em 1917, Nossa Senhora prometeu o triunfo de seu Imaculado Coração, o qual, segundo a teologia de São João Eudes, está intrinsecamente unido ao de Jesus. Também profetizou que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo. Após a morte de Lenin, em 1924, o coração do tirano passou a ser infamemente cultuado no mausoléu da Praça Vermelha de Moscou.

Diante de tantas revoluções e contrarrevoluções em torno do coração, é mister, pois, ansiar por uma restauração de seu sentido mais elevado, pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus em união com o triunfo do Imaculado Coração de Maria, prestes a se cumprir. 

 

Imagem do Sagrado Coração de Jesus – Igreja Nossa Senhora do Carmo, Caieiras (SP)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever