Verdadeira esposa e mãe católica

Na grande mudança que representou em sua vida o matrimônio, Dona Lucilia se tornou uma esposa exemplar e uma mãe extremosa, graças às virtudes que cultivara desde a infância.

O estado matrimonial deu maior profundidade ao espírito sobrenatural de Dona Lucilia, tomando este último contornos mais definidos à medida que problemas, aflições e achaques se multiplicavam.

Fiel a seu antigo costume, juntava as mãos, e com os olhos postos no Sagrado Coração de Jesus, implorava, por meio de sua querida Madrinha, Nossa Senhora da Penha, amparo e solução. Sua fervorosa vida de piedade, que no tempo de solteira tanto agradara a Dr. Antônio, seu pai, não deixará de lhe causar crescente admiração.

Gracejo paterno

Um dia, havendo observado de modo especial as longas orações de Dona Lucilia, deu-se entre eles ligeiro diálogo:

— Minha filha – disse num gracejo afetuosovocê deve ser terrivelmente molesta para com a Providência.

— Mas por que, papai?

— Porque você se dirige a Ela o dia inteiro! Deve ficar farta de tanto ouvi-la. Você pede, pede, pede. Aliás, o que você pede?

— Peço sempre as mesmas coisas.

Ainda em tom paternal, prosseguiu Dr. Antônio:

Está vendo? Não é molesto?

Anos depois, sorrindo, ela própria relatava o fato.

Dr. Antônio, no intuito de ser elogioso, mas naquele mesmo tom de amena e meiga ironia, costumava dizer que Dona Lucilia nunca poderia morar junto a uma igreja, porque fugiria de casa e passaria lá o dia inteiro rezando… Às vezes Dr. João Paulo, seu esposo, faria próprio esse carinhoso gracejo.

“Esta não é uma pergunta que se faça a uma mãe”

Com saliente candura e limpidez de olhar, encarava Dona Lucilia o estado matrimonial e, ao mesmo tempo, com elevação de espírito, colocava-se sob o amparo e proteção da Santíssima Virgem para o perfeito cumprimento de seus deveres de esposa e mãe.

O estado matrimonial deu maior profundidade ao espírito sobrenatural de Dona Lucilia
Dona Lucilia e Dr. João Paulo, pouco antes de seu casamento

De volta a São Paulo após a viagem de lua-de-mel, ela e seu esposo fixaram residência numa casa quase contígua ao palacete da família de Dona Lucilia. O casal foi premiado por Deus com dois filhos: em 6 de junho de 1907 uma menina, que recebeu o nome de Rosenda, em memória da falecida mãe de Dr. João Paulo, à qual ele queria bastante bem; e, em 13 de dezembro de 1908 um menino, Plinio, assim chamado de muito bom grado por Dona Lucilia, para atender à sugestão de Da. Gabriela, sua mãe, que sempre desejara ter alguém entre os seus com este nome.

A bondade de que transbordava o coração de Dona Lucilia iria doravante derramar-se sem reservas sobre os filhos. Sua maternidade faria desabrochar um de seus mais sublimes aspectos de alma, ao ter de enfrentar com heroísmo uma difícil situação.

Ao examiná-la nas vésperas do nascimento de Plinio, o médico constatara que o parto seria arriscado. Muito provavelmente, ela ou o nascituro morreria. Assim, perguntou-lhe se não preferiria abortar, a fim de salvar a própria vida.

Ante essa absurda inquirição, Dona Lucilia, desagradada, respondeu:

— Doutor, esta não é uma pergunta que se faça a uma mãe! O senhor não deveria sequer tê-la cogitado.

Foi desse modo que, pouco tempo antes de dar à luz seu filho varão, quis a Providência pedir àquela extremosa e resoluta mãe católica um excelente ato de virtude. Assim, antes mesmo do nascimento de Plinio, a maternalidade de Dona Lucilia se exercia, em relação a ele, com todo seu desvelo.

O menino nasceu num domingo de manhã, enquanto Dona Lucilia ouvia tocar os sinos da Igreja de Santa Cecília, chamando para a Santa Missa. O recém-nascido era tão franzino que o berço, caprichosamente preparado pela mãe, ficou grande demais para ele. Contam pessoas da família que ela, conversando um dia com seu pai, manifestou aflição pelo fato de Plinio não aparentar muita saúde. Dr. Antônio tomou-o nos braços, procurou a claridade junto à janela e, olhando bem o neto, tranquilizou-a com estas palavras:

— Este menino viverá muitos anos!

Talvez a fotografia na qual ela apareça mais contente

A fotografia em que Dona Lucilia tem o filho recém-nascido nos braços bem denota a graça batismal que ela, passo a passo, enriqueceu pela sua correspondência e prolongou até o término de sua vida, aos noventa e dois anos.

Com o olhar cheio de afeto, contempla ternamente o filhinho. Transparece-lhe no sorriso a torrente de carinho, de pena e de proteção diante da fragilidade do menino. Não é difícil perceber o quanto ela se encanta com a candura que vê na criança.

Do conjunto de todas as fotos ao longo de sua vida, talvez seja nesta que ela apareça mais contente. Contentíssima, não por haver sido objeto de algum agrado, ou por ter recebido um elogio, mas apenas devido ao filhinho que leva nos braços.

“O convívio dela comigo era, para mim, verdadeiro paraísolembrava-se, saudoso, esse tão amado filho –, sentia-me afagado, compreendido. Eu tinha uma noção muito grande de minha própria fragilidade. Sentia-me pequeno, doente. À força de toda espécie de tratamento, ela me transformou. Eu percebia inclusive que poderia morrer, mas notava também seu envolvente carinho e o enorme desejo de que eu vivesse. Eram como tônicos a me comunicar vitalidade. De dentro de minha fraqueza me vinha a seguinte ideia: ‘Ela quer tanto e pode tanto! É provável que consiga fazer de mim uma pessoa saudável. Que tragédia se eu morresse! Pois iriam levar-me para longe dela’.

“Ora, eu queria viver. Sentia que, para mim, continuar vivo dependia dela. Essas cogitações não me vinham à mente só em relação a esta vida terrena, mas também em relação à outra. Não concebia um ambiente celestial que não fosse parecido com a atmosfera que sentia junto a ela. Mamãe foi um paraíso para mim até o momento em que cerrou os olhos.

“Além disso, ela me abriu outro jardim, incomparavelmente mais paradisíaco: ensinou-me a compreender e a amar a Santa Igreja Católica e me incutiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora”.

“Onde está Jesus?”

Rosée1 e Plinio constituíam o foco da atenta preocupação de Dona Lucilia. Além disso, exercia ela sobre seus dois pequenos uma benéfica e exemplar influência, toda feita de convite à dignidade e ao sobrenatural. Na missão educadora dela, transparecerá com maior clareza o fundo cristalino de sua bela alma. Logo de início, ela se empenhará no sentido de que seus filhos apliquem os primeiros lampejos de razão em distinguir duas imagens de sua devoção, uma do Sagrado Coração de Jesus, outra, de Nossa Senhora das Graças.

À simples pergunta “onde está Jesus?” ou “onde está Maria?”, as crianças de imediato apontavam para a imagem correspondente. E, um pouco mais tarde, as primeiras palavras que lhes passarão pelos lábios serão os nomes do Redentor e de sua Mãe Santíssima. 

Extraído, com pequenas adaptações, de:
Dona Lucilia. Città del Vaticano-São Paulo: LEV;
Lumen Sapientiæ, 2013, 103-108

 

Notas


1 Nome pelo qual Rosenda ficou mais conhecida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever