A clave para conhecer as Escrituras

Para o estudo e verdadeiro conhecimento das Escrituras são necessárias uma vida íntegra, pureza de alma segundo Cristo, e virtude a fim de iluminar o espírito, e este entender o Verbo de Deus na medida em que seja lícito à natureza humana. Pois sem ter uma mente pura e procurar imitar sua vida, ninguém consegue compreender as palavras dos santos.

Quem queira ver a luz do sol, que limpe e purifique suas vistas visando torná-las de alguma forma semelhantes ao objeto de seu desejo, e assim possam ver a luz do sol.

Quem deseja conhecer uma cidade ou um país, está obrigado a ir até o local. Do mesmo modo, quem procura compreender o pensamento de Deus deve primeiro purificar sua alma por seu modo de viver, e aproximar-se dos santos, imitando suas ações. Assim, unido a eles pelo bom procedimento, compreenderá também o que Deus lhes revelou; escapará junto com eles do perigo que ameaça os pecadores e do fogo preparado para eles no dia do Juízo; e receberá o prêmio reservado aos santos no Reino dos Céus, “aquilo que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, mas que foi preparado para aqueles que amam seu Deus e Pai” (I Cor 2, 9).

Santo Atanásio de Alexandria.
Tratado sobre a Encarnação do Verbo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever