A mais bela aliança de heroísmo e santidade

Ora na vanguarda, ora na retaguarda da hoste, presente sempre onde o risco era maior, Nuno Álvares resumia em si o gênio, a alma, o próprio coração do milhar de homens, que batia ao compasso do seu coração placidamente impelido pela fé.

Tinha então vinte e cinco anos, mas a grandeza do sentimento, multiplicando o tempo, dava-lhe a idade de um homem feito. Sempre alegre, sempre sereno, sempre igual, aparecia nas maiores crises gracioso e mesurado, mas ferreamente enérgico e decidido. A obediência que lhe davam compunha-se ao mesmo tempo de medo e amor. […]

Não havia quem melhor soubesse impor-se rindo, levando por bem o próximo a submeter-se-lhe à vontade; não havia homem mais particular e meticuloso nas minudências da guerra, corrigindo, emendando, intervindo sempre, e vendo tudo por seus próprios olhos que tinham, com a amplidão da águia, a agudeza do lince.

A guerra não era para ele uma paixão, nem o combate uma embriaguez, nem a glória um fim. A guerra era apenas o meio de chegar ao destino da redenção do reino; e glória só a via sedutora nas revelações do Céu, para onde a sua alma piedosa batia com permanência as asas. […]

Tudo para ele era religioso, desde os costumes privados, até a disciplina guerreira, até o culto da pátria, até o amor ao rei, até finalmente a própria vida que votara a uma missão transcendente. Por isso, respirando uma atmosfera de ideal, a sua face se iluminava com uma auréola de alegria, às vezes irônica, e as suas mãos se abriam sempre para derramar em volta de si o maná da bondade piedosa.

De tudo quanto a crônica nos conta dele, há de inferir-se que nunca a espécie humana produziu exemplar mais belo da aliança do heroísmo e da santidade: nunca, portanto, os homens viram de tal forma enlaçadas as duas agulhas culminantes que da terra sobem a penetrar nos Céus…

OLIVEIRA MARTINS, J. P.
“A vida de Nuno Álvares”.
Lisboa: Antonio Maria Pereira,
1893, p.303-305

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever