Deus Nosso Senhor disse: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá”. Qual é a paz que Cristo nos concede e que o mundo não pode oferecer?

 

Perguntemos aos homens de nossos dias o que mais anseiam para si e para o mundo, e a maioria certamente responderá: a paz! Já afirmava Santo Agostinho ser ela “um bem tão nobre que, mesmo entre as coisas mortais e terrenas, não há nada mais grato ao ouvido, nem mais doce ao desejo, nem superior em excelência”.1

Entretanto, em especial no último século, o desejo da paz tanto aumentou que tomou contornos diversos.

Bem anelado, mas não alcançado

As duas guerras mundiais deixaram profundas sequelas nos homens, devido à sua violência e capacidade de destruição. Como se não bastasse, terminada em 1945 a mais terrível delas, o comunismo soviético continuou a amedrontar muitos dos povos eslavos e orientais, e o mundo assistiu a novos enfrentamentos, sobretudo na Ásia e na África.

Soldados britânicos em 1916, após a Batalha do Somme (França)

No período que ficou conhecido como Guerra Fria, apesar da aparente ausência de um embate formal, Estados Unidos e União Soviética disputaram uma corrida armamentista que apontava para, mais cedo ou mais tarde, um conflito nuclear de drásticas proporções. Algo semelhante deu-se no limiar do terceiro milênio, com o aparecimento do terrorismo em grande escala.

Não assusta, pois, que o ideal de paz aflorasse como um objetivo a ser alcançado entre os homens, cansados de sangue, morte e destruição. Que resposta o mundo poderia dar a tais calamidades? Tratados, acordos entre Estados e reuniões dos maiores poderes da terra, com o compromisso de preservar a paz, foram e continuam sendo realizados.

Esses esforços trouxeram, além de alentadora promessa, uma cruciante interrogação: se alcançariam os resultados esperados? Ou seriam vãs tentativas de realizar uma quimera? Não muito tempo após o início desses fatos, pessoas como o conceituado teólogo dominicano Pe. Victorino Rodríguez já dariam resposta negativa a tais perguntas: “A ONU se constituiu para garantir a paz entre as nações. O ano de 1986 foi proclamado Ano Internacional da Paz. Contudo, não se alcança a desejada paz; nem a paz messiânica em que germinou o Evangelho, nem a paz octaviana na qual se desenvolveu o Direito; nem quando o poder dissuasório da defesa nuclear parecia bastar para que os homens deixassem de fazer ou fomentar a guerra”.2

Tamanha era a preocupação mundial, que deram à paz até novos significados, afastados do verdadeiro. Na década de 1960, por exemplo, o movimento hippie ecoava seu mais conhecido lema: “peace and love”. Habilmente manipulado, tal slogan fazia crer que sua realização consistia na pura ausência de guerra e na plena satisfação dos prazeres carnais.

Diante desse quadro, cabe indagarmos: afinal, como entender a verdadeira concórdia? Como conquistá-la? Deus Nosso Senhor disse: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo 14, 27). Qual é a paz que Cristo nos concede e que o mundo não pode oferecer?

Paz, tranquilidade e ordem

Santo Agostinho define a paz como “a tranquilidade da ordem”.3 Esses dois elementos se conjugam de maneira estreitíssima. A bem dizer, ambos estão de tal forma vinculados que são praticamente inseparáveis; se dissociados, tendem a tornar-se uma caricatura de si mesmos.

Santo Agostinho de Hipona – Igreja de São Marcial, Angoulême (França)

A ordem é a reta disposição das coisas de acordo com a sua natureza e fim. Encontramos uma imagem desse princípio na rica e complexa organização do corpo humano. Nele todos os sistemas possuem uma finalidade, segundo os órgãos que os compõem; estes, por sua vez, dependem do bom funcionamento dos tecidos e células. Dizemos, portanto, que o corpo humano é ordenado porque suas partes têm uma função e finalidade, que concorrem para o bem do conjunto.

A ordem deve favorecer a tranquila liberdade das partes. Por exemplo, em uma nação na qual os cidadãos são vigiados constantemente e onde o cumprimento da lei é alcançado sob a sombra do medo, há uma ordem violenta e, por isso mesmo, instável. Ela não gera paz, pois lhe falta a tranquilidade.

A verdadeira tranquilidade pode ser definida como a quietude e sossego do ente que se compraz na situação em que está, não por indolência, comodismo ou estagnação, mas porque nela cumpre sua finalidade. Assim se passa com a inteligência quando conhece a verdade, com a vontade ao possuir o bem, ou com a criança nos braços da mãe, pois “sabe” que suas necessidades serão supridas pelo cuidado materno.

Para constituir genuína paz, a tranquilidade deve provir da verdadeira ordem. Não é à toa que Santo Agostinho definiu a paz como a tranquilidade da ordem. Caso contrário, busca-se a tranquilidade em função de si mesmo e, com frequência, se encontra a tranquilidade na desordem.4 Trata-se de uma segurança espúria, uma tranquilidade enganosa, a falsa paz de que falam as Escrituras: a dos pecadores empedernidos que já não sentem a mordedura dos remorsos (cf. Sl 72, 4-9) e exclamam “‘Paz, paz!’, quando não há a paz” (Jr 6, 14). É este ilusório sossego que reina, por exemplo, numa família em que os pais cedem a todos os caprichos do filho com o mentiroso pretexto de que assim poderão “ter um pouco de paz”5 ou, no eloquente exemplo dado por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, a pseudopaz do pântano onde, na aparente quietude da água estagnada e podre, regurgitam todo tipo de organismos deletérios.

A verdadeira paz é fruto do Espírito Santo

A paz autêntica – e, portanto, ­cristã – só pode ser entendida à luz da divina Revelação. A Santa Igreja sempre recordou a existência dos frutos do Espírito Santo, mencionados por São Paulo na Carta aos Gálatas: “O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gal 5, 22-23).

Espírito Santo – Basílica da Virgem dos Desamparados, Valência (Espanha)

Ao agraciar a alma batizada com as virtudes infusas e os dons sobrenaturais, Deus espera dela obras dignas do Céu, o que só é possível com o auxílio do Paráclito. À medida que o batizado deixa-se modelar por Ele, “então se dirá que a ação do homem é fruto do Espírito Santo”.6

Emprega-se o termo na Teologia por analogia com a natureza. Assim como o fruto de uma árvore é o que de melhor e mais prazeroso ela produz, da mesma forma o fruto do Espírito Santo é o ato humano que provém do influxo divino e traz consigo certo deleite.7

Entre tais frutos, o Apóstolo enumera a paz, antecedida, porém, pela caridade e pela alegria. Qual é a razão dessa sequência?

Frutos dos quais procede a paz

A caridade é a mais importante das virtudes e o primeiro dos frutos, a “fonte e o termo de sua prática cristã. A caridade assegura e purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à perfeição sobrenatural do amor divino”.8 Longe de ser um mero sentimento, ela implica a ordenação do homem para Deus, numa atitude de submissão filial e obediência dócil, conforme ensina Nosso Senhor: “Se Me amais, guardareis os meus preceitos” (Jo 14, 15).

À caridade sucede a alegria pois, segundo o Doutor Angélico, é próprio desta última ser “causada pelo amor, ou porque aquele que amamos está presente, ou porque ele está em posse de seu bem próprio e o conserva”.9 Ora, São João afirma em sua primeira epístola: “Quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele” (4, 16). Pela caridade o Senhor Se faz presente naquele que O ama e lhe concede, assim, a posse do maior dos bens. Logo, a alegria espiritual, fruto do Espírito Santo, deflui naturalmente do amor a Deus.

Só alcançaremos a alegria perfeita no Céu, onde “haverá o gozo completo de Deus, no qual obteremos também tudo quanto poderá ser objeto de nossos desejos acerca dos outros bens”.10 Não obstante, nesta vida a felicidade que vem do Espírito Santo dá ao batizado um prelúdio do gáudio eterno. E quando a alegria é plena – na medida em que é possível nesta terra – então se obtém a paz, por duas razões.

Só em Deus o coração humano encontra repouso

Em primeiro lugar, porque a paz supõe “o descanso da vontade na posse estável do bem desejado”.11 Com efeito, não tem gáudio completo quem está insatisfeito com o objeto que o alegra, e desse descontentamento advém a inquietação interior.

É natural ao homem ter desejos, e nesta vida nunca estaremos livres deles. A experiência cotidiana demonstra que o ser humano nunca se satisfaz com aquilo que tem, seja em relação ao dinheiro, à saúde física ou ao prazer; situação que o põe diante de um dilema: buscar sempre mais os bens terrenos, na ilusão de encontrar o que procura, ou amar o único Ser – eterno e infinitamente bom – capaz de atender em plenitude a todos os seus anseios.

É o que expressa a consagrada frase de Santo Agostinho: “Fizeste-nos para Ti, Senhor, e inquieto está nosso coração até que repouse em Ti”.12  Já Isaías aconselhava os seus a esse respeito, dirigindo-lhes as seguintes palavras da parte de Deus: “Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se Me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias. Prestai-Me atenção, e vinde a Mim” (Is 55, 2-3).

“Que nada perturbe os vossos corações”

Ademais, a paz que decorre da caridade e da alegria exige “a ausência de agitação”,13 pois não podemos desfrutar adequadamente de um bem se perturbações de origem interna ou externa nos incomodam.

A vida do homem sobre a terra, todos sabemos, é uma luta constante, cujo embate principal se dá em nosso interior. As paixões nos fazem guerra e, com frequência, não praticamos o bem que desejamos, mas o mal para o qual nos sentimos arrastados. Por outro lado, no nosso sacrário interior, Deus Se faz presente pela graça e nos adverte pela voz da consciência. As leis do espírito e da carne se digladiam neste campo de batalha que somos nós.

A esse combate se somam as doenças, as adversidades, os desentendimentos e os perigos de toda ordem. Em consequência, com facilidade surgem em nosso interior aqueles sentimentos tão comuns aos homens quando não reagem convenientemente aos infortúnios: cansaço, fastio, desânimo, tédio, depressão e inquietação…

Entretanto, outras são as disposições da alma inteiramente entregue à ação do Espírito Santo. Quem ama exclusivamente a Deus não é perturbado por nada pois, como São Paulo, tudo considera lixo, diante do bem supremo de ganhar a Cristo e ser achado n’Ele (cf. Fl 3, 8-9). E, no mesmo sentido, canta o salmista: “Grande paz têm aqueles que amam vossa Lei, não há para eles nada que os perturbe” (118, 165). Nada pode perturbar a segurança de quem sabe que está com o Todo-Poderoso: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8, 31).

Objetivo impossível sem a graça divina

Introduzido na ordem sobrenatural, elevado à participação na natureza divina e feito templo da Santíssima Trindade, o batizado deve viver segundo o que esta condição lhe pede. Ora, isso é impossível sem a graça de Deus.

A ordenação interna do batizado está em levar uma vida reta e íntegra, mediante a frequência aos Sacramentos, a oração e as boas obras. Quando o homem peca e perde a graça santificante, ele estabelece para si um fim ruim, diverso daquele para o qual Deus o destinou. É óbvio que nesse caminho ele não encontrará paz, mas frustração e remorso.

Donde conclui o Doutor Angélico que, “sem a graça santificante, não pode haver verdadeira paz, mas somente uma paz aparente”,14 pois a graça traz a amizade com Deus.

O coração do ímpio e a paz do justo

A Escritura ilustra bem essa verdade, demonstrando não haver paz para os que estão fora da graça de Deus e violam os seus Mandamentos.

Mar tempestuoso em Porthcawl (País de Gales); em destaque, Cristo abençoando – Catedral de Barcelona (Espanha)

O profeta Isaías descreve com eloquência a perturbação dos que desprezam o Senhor: “Os ímpios são como um mar encapelado, que não pode acalmar-se, cujas ondas revolvem lodo e lama” (57, 20). O ímpio, porque se faz inimigo do Criador, não pode desfrutar de verdadeira paz. Seus pensamentos são como “um mar encapelado”, onde a traição, o erro e a infâmia são maquinados. E em seu coração, sujo pela maldade de seus crimes, se “revolvem lodo e lama”. O próprio Senhor dos Exércitos é categórico ao afirmar que “não há paz para os maus” (Is 48, 22).

Por sua vez, o justo desfruta de verdadeira paz mesmo em meio aos tormentos e dificuldades. Isto é causa de desgosto e inveja para seus inimigos, pois não compreendem como pode gozar de tamanha tranquilidade. “As almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz!” (Sb 3, 1-3).

Cristo, Autor da paz

“Quão belos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz” (Is 52, 7), exclamava estupefato Isaías séculos antes de o Verbo encarnar-Se. E São Jerônimo, comentando esse trecho, explica: “Nossa paz é Ele mesmo, que mediante o Sangue de sua Cruz pacificou tudo no Céu e na terra”.15

Nosso Senhor é o verdadeiro Autor da paz pois, como afirma o Catecismo “pelo Sangue de sua Cruz, Ele ‘matou a inimizade na própria carne’, reconciliou os homens com Deus e fez de sua Igreja o sacramento da unidade do gênero humano e de sua união com Deus”.16

Enfim, Ele nos alcançou a paz com Deus, pagando a dívida que contra nós pesava, conforme exclama São Paulo: “Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus” (Rm 5, 1-2)

Se queres paz, prepara-te para a guerra!

Fato curioso, mas inevitável, ao nos propormos a tratar da paz acabamos recorrendo à ideia da guerra. Dois adversários lutam pela hegemonia no coração do homem: de um lado, Nosso Senhor Jesus Cristo propõe a única e verdadeira paz; de outro, o mundo, com suas mentiras e ilusões, busca perdê-lo apresentando-lhe uma caricatura dela.

Contudo, ambos os contendores diferem não só no dom que oferecem, mas também nos meios que empregam para conseguir seu intento. Que caminho sugere o demônio para se obter a paz mundial? E Cristo, quais vias nos proporciona? São questões que responderemos em um próximo artigo. 

Rainha da paz, da luta e do sofrimento

Plinio Corrêa de Oliveira

+++
Na Ladainha Lauretana, Nossa Senhora é invocada como Regina Pacis, Rainha da Paz. Procuremos analisar o significado mais profundo desse título que a devoção católica atribuiu à Santíssima Virgem.

Virgem da Paz – Igreja de São Mateus, Lucena (Espanha)

A paz referida nessa invocação pode ser considerada sob dois aspectos. Em primeiro lugar, a do íntimo das almas; em segundo, a exterior, isto é, da sociedade.

Conceito errôneo de paz interior

Para compreendermos a primeira acepção, devemos antes tomar em conta que diversos conceitos e palavras atinentes a assuntos de piedade sofreram, ao longo dos últimos tempos, poderosas distorções no modo de defini-los.

Assim, costuma-se julgar que a paz interior de uma pessoa consta de dois elementos. Ela não é assaltada por nenhuma tentação, nem se vê, portanto, às voltas com lutas internas. Sua vida espiritual é tranquila, distendida, agradável, sem problemas. Essa pessoa se assemelharia a alguém que está sentado dentro de um helicóptero em ascensão, no qual, sem qualquer esforço, chega ao céu com toda a paz.

Em consequência, ela não tem nenhuma cruz ou sofrimento. Não passa por angústias a propósito de doenças, de carências materiais ou de dificuldades familiares. Para ela, tudo transcorre numa serena e perfeita ordem, sem atritos nem adversidades com os quais tenha de lutar. Tal é o conceito corrente de paz interior.

Falsa noção de paz externa

Vejamos agora a ideia comum que se tem de paz externa.

Segundo a noção hoje propalada, a paz não é a obra da justiça, da virtude, mas de uma certa prosperidade materialista. Importa, antes de tudo, a estabilidade econômica, as contas bancárias conservadas e nutridas, as aposentadorias asseguradas, as pessoas alimentadas, com o conforto e bem-estar diários garantidos. Não há brigas por questões pecuniárias, todos vivem alegres e tranquilos. Então a paz reina na nação.

Quando todos os povos se encontrassem nessa feliz situação, alguns imaginam que não haveria confrontos internacionais, nenhum país desejaria agredir outro e a população mundial levaria uma existência calma e pacífica.

Não teria a Rainha da Paz padecido angústias?

De acordo com esse equivocado conceito, a devoção a Nossa Senhora Rainha da Paz consistiria em cultuar a Mãe de Deus enquanto protetora desse róseo estado de coisas, pois é o modelo da pessoa que nunca teve provações, angústias, dores. Ela foi concebida sem pecado original e, portanto, sua vida inteira foi muito calma, sem dificuldades. Teve um Filho e um esposo muito bons, residiu numa pequena cidade chamada Nazaré, onde não havia atrito de nenhuma espécie, e Ela passava seus dias inteiramente desanuviada.

Verdade é que seu Filho, a certa altura, sofreu e Maria, durante a Paixão, experimentou algum desgosto, do qual logo Se recuperou, resignada. Pouco depois Ela O viu subir aos Céus, e Se alegrou ao perceber o Filho bem colocado. Acabaram-se os problemas, Ela passou o resto de sua vida na tranquilidade doméstica, sob os filiais cuidados do Apóstolo João.

Esse é o ideal de certas mentalidades, quando falam de Nossa Senhora da Paz.

Um predicado que não exclui lutas e sofrimentos

Ora, a procura de uma correta interpretação desse título mariano nos levaria a considerar que a primeira notícia de Nossa Senhora nas Sagradas Escrituras no-La mostra como adversária do demônio, e como Aquela que esmagaria a cabeça da Serpente: “Porei inimizade entre ti e a Mulher”, disse Deus à víbora, “entre tua descendência e a d’Ela” (Gn 3, 15). Ou seja, há uma atitude fundamental de repulsa e de combate ao mal naquela que é invocada como Rainha da Paz.

Além disso, como se infere das palavras divinas, todas as lutas travadas pela Igreja e pelos católicos contra os adversários da Fé têm na Mulher, isto é, em Nossa Senhora, o primeiro exemplo de coragem e de força para vencê-los. Então, se a paz fosse simplesmente ausência de luta, como a Virgem Maria seria a Rainha da Paz?

Mais ainda. Se a paz consiste em não ter sofrimento nem angústias, como explicar as palavras de Simeão dirigidas a Nossa Senhora, segundo as quais um gládio de dor transpassaria o Coração d’Ela? Na verdade, Maria sofreu um dilúvio de dores na Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela viu surgirem e crescerem as antipatias, as animosidades e o ódio em relação a seu Divino Filho; d’Ele ouviu a predição de que sofreria e morreria crucificado, e não O abandonou um só instante, acompanhando-O e partilhando de seu martírio até o consummatum est no alto do Calvário, até a deposição do Corpo sagrado na sepultura. E tudo Ela sofreu numa ­atitude de luta e de paz, para a redenção do gênero humano, para esmagar o demônio e vencer a morte.

Assim, a autêntica noção de paz não exclui a luta nem o sofrimento. E onde está a Rainha da Paz, está a inimizade contra a Serpente e contra o mal. 

Extraído, com pequenas adaptações, de:
Dr. Plinio. São Paulo.
Ano XI. N.124 (jul., 2008); p.10-14

 

Notas

1 SANTO AGOSTINHO. De civitate Dei. L.XIX, c.11.
2 RODRÍGUEZ, OP, Victorino. Teologia de la paz. Madrid: Aguirre, 1988, p.9.
3 SANTO AGOSTINHO, op. cit., c.13, n.1.
4 Como bem explica Étienne ­Gilson, “a paz que as sociedades querem, não importa qual paz, é uma pura tranquilidade de fato, mantida a todo o preço e não importa as bases sobre as quais ela repousa” (GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. São Paulo: Paulus, 2006, p.329).
5 Cf. RIAUD, Alexis. A ação do Espírito Santo nas almas. Lisboa: Rei dos Livros; Prumo, 1995, p.128.
6 SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. I-II, q.70, a.1.
7 Cf. LEGUEU, Stanislas. Le Saint Esprit. Angers: P. Desnoes, 1905, p.133.
8 CEC 1827.
9 SÃO TOMÁS DE AQUINO, op. cit., II-II, q.28, a.1.
10 Idem, a.3.
11 RIAUD, op. cit., p.129.
12 SANTO AGOSTINHO. Confessionum. L.I, c.1, n.1.
13 RIAUD, op. cit., p.129.
14 SÃO TOMÁS DE AQUINO, op. cit., II-II, q.29, a.3, ad 1.
15 SÃO JERÔNIMO. Comentário a Isaías. L.XIV, c.52, v.7-8.
16 CEC 2305.

 

Artigo anteriorBem-aventurados seremos, se desejarmos as coisas do Céu!
Próximo artigoA santa que não entrará no Céu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui