Aconteceu na Igreja e no mundo

Primeiro sacerdote ordenado em Omã

Omã é um pequeno sultanato da Península Arábica, de maioria muçulmana e com apenas 2% de população católica, o que equivale a cerca de sessenta mil fiéis. As autoridades, porém, permitem-lhes a administração de escolas e a reunião para o culto, e, no passado, o sultão chegou a contribuir para a construção de templos cristãos e doou um órgão à igreja de Mascate, a capital.

Neste ano, a Solenidade da Anunciação do Senhor trouxe uma grande alegria para essa comunidade católica, pertencente ao Vicariato Apostólico da Arábia Meridional, pois nela se realizou a primeira ordenação presbiteral de sua história.

O sacerdote ordenado foi o Pe. Dickson Eugene, da inspetoria salesiana de Bangalore, na Índia, mas que passou a maior parte de sua vida em Omã. Dom Paul Hinder, OFM Cap, então Vigário Apostólico da Arábia Meridional e Administrador da sede vacante da Arábia Setentrional, presidiu a cerimônia, a qual ocorreu na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Mascate.

Confirmada mais uma vez a autenticidade do Santo Sudário

Aportando nova luz, após as polêmicas provocadas pelas análises do Santo Sudário de Turim feitas em 1988 com a controvertida técnica de datação por carbono-14, no dia 11 de abril foi divulgado o resultado de um novo estudo, baseado no inovador método de dispersão de raios X de grande ­angular, o qual indica que a relíquia tem cerca de dois mil anos, dado que corresponde à data da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O estudo, iniciado em 2019, foi encabeçado pelo cientista Liberato De Caro, do Instituto de Cristalografia do Conselho Nacional de Pesquisa, de Bari, em colaboração com o professor Giulio Fanti, da Universidade de Pádua. O método utilizado permitiu examinar o envelhecimento natural da celulose numa amostra do tecido da Santa Síndone.

Relíquias de Santa Bernadette percorrem os Estados Unidos

Pela primeira vez na História, as relíquias de Santa Bernadette Soubirous, vidente de Lourdes, deixaram o continente europeu e atravessaram o ­Oceano Atlântico para percorrer o vasto território norte-americano. A peregrinação é fruto de um pedido feito pelo Arcebispo de Miami, Dom Thomas Gerard Wenski, ao Santuário de Lourdes.

Conservadas em uma bela urna, as relíquias chegaram à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Miami, no dia 7 de abril. A peregrinação se estenderá até 4 de agosto, com visitas programadas a trinta e duas paróquias, de vinte e seis dioceses do país.

Seminário é profanado na Ucrânia

Dom Vitaliy Kryvytskyi, SDB, Bispo da Diocese de Kyiv-Zhytomyr, informou que o seminário de Vorzel, no município de Irpin, próximo a Kiev, foi invadido e profanado por soldados russos, que destruíram algumas imagens, entre elas uma de Nossa Senhora de Fátima, e saquearam objetos litúrgicos, destacando-se um cálice utilizado por João Paulo II durante sua visita ao país, em 2001.

Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, em Portugal, declarou à Agência Lusa que o santuário deseja oferecer uma imagem da Virgem de Fátima ao seminário, em substituição da que foi vandalizada, sobretudo devido à forma brutal com que a comunidade viu-se privada dela.

Terço dos Homens
se propaga por cidades europeias

Nem mesmo a inclemência das baixas temperaturas impediu homens de fé de se unirem em torno do Santo Rosário para pedir pela paz, no dia 2 de abril.

Eles pertencem ao grupo do Terço dos Homens de Varsóvia – Męski Różaniec Warszawa –, o qual publicou em suas redes sociais algumas imagens impressionantes, que deixaram admirados católicos do mundo inteiro: um Rosário processional rezado pelas ruas da capital polonesa, sob neve e frio gélido, encabeçado por um quadro representando a Santíssima Virgem.

Seguindo o exemplo, no dia 23 de abril a Plaza de la Villa, em Madri, viu-se repleta de homens que rezavam com singular fervor a oração mariana. Seu intuito era, segundo a organização homóloga na nação espanhola, cumprir a vontade de ­Nossa Senhora, a qual pediu em diversas aparições que se recitasse o Rosário para alcançar a salvação e a paz no mundo.

Também a Ucrânia, Inglaterra e Estados Unidos estão promovendo o Terço dos Homens. Os organizadores esperam que essa devoção se torne cada vez mais frequente e se propague pelo mundo inteiro.

Camarões renova consagração ao Imaculado Coração de Maria

Assolada por uma guerra intestina que já dura cinco anos, a República dos Camarões passa por um momento crítico de sua história. Por essa razão, os Bispos dessa nação africana promoveram uma peregrinação nacional ao Santuário Mariano de Marienberg, situado na região litorânea de Edéa, a fim de pedir a paz.

A peregrinação se iniciou no sábado, dia 23, com uma vigília de orações, a qual culminou com a renovação da consagração do país ao Imaculado Coração de Maria, realizada na manhã do domingo durante uma solene Eucaristia presidida por Dom Abraham Boualo Kome, Bispo de Bafang e Presidente da Conferência Episcopal dos Camarões.

Curso de aperfeiçoamento em canto litúrgico na Itália

O Coperlim, curso patrocinado pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, que há anos favorece a formação litúrgica e musical da Igreja na Itália, foi renovado e relançado pela Conferência Episcopal Italiana. Dedicado a todos aqueles que atuam nas paróquias ou institutos religiosos, o curso é também muito aproveitado pelas escolas de música sacra em todo o território nacional.

As novidades apresentadas no método de ensino incluem a criação de um módulo online de estudo, além de aulas sobre diferentes temas que visam aprofundar o conhecimento teórico e prático da música e da Liturgia.

Religiosa salva sacerdote da morte em Nice

Palco de um atentado terrorista religioso em 2020, novamente a cidade de Nice tornou-se cenário de violência no dia 24 de abril. Desta vez o ato criminoso teve por alvo o sacerdote polonês Krzysztof Rudzinski, de cinquenta e sete anos, que se preparava para o início da Celebração Eucarística na Igreja de Saint-Pierre-d’Arène. Ele foi atacado por um cidadão francês, identificado como Kevin R., que invadiu a igreja e lhe desferiu mais de vinte facadas.

O sacerdote foi salvo da morte pela Ir. Marie-Claude, de setenta e dois anos, que se lançou de encontro ao agressor e, mesmo ferida no antebraço, arrancou-lhe a faca das mãos. Ambos os religiosos receberam atendimento no centro de saúde local. O agressor foi preso, revelando problemas psiquiátricos.

Falece em São Paulo o salesiano mais idoso do mundo

O Pe. Ladislau Klinicki, SDB, da comunidade salesiana Santa Teresinha, em São Paulo, era considerado o salesiano mais idoso do mundo e veio a falecer, com cento e sete anos, no dia 12 de abril.

Nascido na cidade russa de Kursk, em 1914, o Pe. Ladislau fez sua profissão religiosa como salesiano em 1934, e foi ordenado sacerdote em Varsóvia, no ano de 1943. Nos tempos da Segunda Grande Guerra, passou cinco anos nos campos de concentração nazistas.

Chegando ao Brasil em 1968, desenvolveu intensa atividade apostólica no Estado de São Paulo, tanto no interior quanto na capital, tendo recebido da arquidiocese paulistana, em 2020, a medalha São Paulo Apóstolo, na categoria serviço sacerdotal. A ação missionária do Pe. Ladislau, em seus últimos anos de vida, destacou-se pela sua permanente disponibilidade no ministério da Confissão.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever