Aconteceu na Igreja e no mundo

Realizada cerimônia de desagravo na casa
dos Arautos do Evangelho na Espanha

Na madrugada do dia 16 de maio, a casa dos Arautos do Evangelho localizada em Sevilla la Nueva, na Espanha, foi palco de atos de vandalismo anticatólico. Pôde-se ouvir no início da noite um grupo de pessoas proferindo nas imediações palavras de ódio contra Deus e Nossa Senhora, além de maldições contra os Arautos. Só no dia seguinte se descobriu que alguém havia entrado na propriedade e destruído uma imagem de ­Nossa Senhora das Graças que se encontrava no jardim, bem como um crucifixo que estava sendo restaurado num armazém. Partes de ambas as imagens foram deixadas ao longo do terreno.

Segundo os membros da comunidade, não parece descabido encontrar a causa desse ódio religioso nas notícias altamente caluniosas propagadas pela mídia nas semanas anteriores, que visavam denegrir a associação e afastar seus seguidores na nação ibérica.

A fim de reparar tal sacrilégio, os membros dos Arautos do Evangelho e seus simpatizantes promoveram uma solene cerimônia de desagravo, durante a qual puderam demonstrar seu amor a Jesus e a Maria, como também seu repúdio à profanação cometida. O ato começou com a Santa Missa, seguida da exposição do Santíssimo Sacramento, que foi levado em procissão, junto com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, até o local onde era venerada a imagem da Virgem destruída. Ali foram dispostos em um altar os restos das imagens vandalizadas, para a veneração de todos.

*   *   *

Retomada a Peregrinação Militar Internacional a Lourdes

Entre os dias 13 e 15 de maio, milhares de militares puderam retornar a Lourdes para participar da Peregrinação Militar Internacional, interrompida há dois anos devido à pandemia. Instituída após a Segunda Guerra Mundial, o evento se tornou uma das maiores celebrações de soldados católicos e, neste ano, reuniu mais de dez mil e trezentos peregrinos de quarenta e duas nações, desde combatentes veteranos até novéis membros ativos, muitos deles acompanhados por suas famílias.

A comitiva americana preparou três mil kits de oração – formados por um rosário, uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, outra do ­Beato Michael McGivney, fundador dos Cavaleiros de Colombo, e um frasco de água de Lourdes – para serem enviados à Ucrânia e distribuídos aos soldados, tanto feridos quanto ativos.

Valores católicos perenes atraem jovens à Igreja

Um informe publicado pela Diocese de Vannes, na França, preparatório ao Sínodo dos Bispos, indica que cada vez mais os jovens se aproximam da Santa Igreja à procura de clareza doutrinária, de uma Liturgia celebrada com sacralidade e de visibilidade dos clérigos.

Essa geração, conforme o documento, tem aspirações contrárias às das mais antigas, as quais “costumam ser críticas em relação à Igreja e seus ritos, à sacralidade, ao sacerdócio e à vestimenta dos clérigos”.

A América Latina se une ao Terço dos Homens

“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20), prometeu o Divino Mestre. Inspirados nessas palavras, milhares de varões continuam a difundir o Terço dos Homens: após se propagar pela Europa, o movimento vem ganhando novos adeptos também na América Latina.

Já muito presente no Brasil, no dia 28 de maio Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Porto Rico e Peru uniram-se ao exército de orações, promovendo a recitação do Rosário em lugares públicos. Só em Buenos Aires, mais de dois mil e quinhentos homens comparecem à Plaza de Mayo, diante da catedral, para rezar o Terço.

Cardeal Zen é preso em Hong Kong

Na manhã do dia 11 de maio, o Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, SDB, de noventa anos, foi detido pela polícia chinesa, acusado de administrar um fundo destinado a colaborar com as despesas de defesa jurídica de manifestantes presos por participarem de protestos em favor da liberdade em Hong Kong. O Cardeal é Bispo Emérito da diocese local, a qual pastoreou entre os anos de 2002 a 2009, nunca ocultando seu repúdio ao comunismo. Após pressão internacional e pagamento de fiança, o purpurado foi solto por volta das vinte e três horas do mesmo dia, mas terá de responder a um processo administrativo.

Alguns dias depois, a polícia da Província de Hebei prendeu sete sacerdotes e dez seminaristas da Diocese de Xianxian e, no dia seguinte, Dom Zhang Weizhu, seu Bispo. Essa circunscrição eclesiástica não está reconhecida pelo Partido Comunista Chinês que, por este motivo, considera ilegais e criminosas todas as suas atividades religiosas.

Descendente indireta de Santa Joana d’Arc participa de festa em sua honra

A tradicional festa em honra a Santa Joana d’Arc celebrada em Orleans, França, contou neste ano com a participação de Clotilde Forgeot d’Arc, descendente de Pierre d’Arc, irmão da virgem guerreira. Revestida de armadura, com um estandarte nas mãos e no alto de um cavalo, a jovem de apenas quinze anos desfilou pelas ruas da cidade representando sua santa antepassada.

Há séculos a comemoração é realizada em Orleans e, desde 1945, uma jovem da cidade é escolhida para esse papel. As candidatas devem cumprir três requisitos: ser católica praticante, viver em Orleans há pelo menos dez anos e estar matriculada em um de seus colégios.

Eleito o novo abade de Solesmes

Aos quarenta e três anos, Dom ­Geoffrey Kemlin foi eleito para o cargo de abade no mosteiro beneditino de Saint-Pierre de Solesmes, na França, sucedendo assim Dom Philippe Dupont, que apresentou sua renúncia após vinte anos como superior.

O novo abade assumirá também a presidência da congregação beneditina de Solesmes, à qual estão vinculados mais de trinta mosteiros localizados na França, Espanha, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos, entre outros países, totalizando mais de seiscentos monges sob sua tutela.

Corpo incorrupto de Santo Isidro é exposto em Madri

Por ocasião do ano jubilar em comemoração dos quatrocentos anos da canonização de Santo Isidro, o Lavrador, padroeiro de Madri, suas relíquias foram expostas para a veneração dos fiéis na igreja colegiada a ele dedicada na capital espanhola.

A urna que abriga o corpo incorrupto do Santo, falecido há oitocentos e cinquenta anos, foi aberta em 21 de maio e, só em três dias, mais de trinta mil devotos passaram diante dela, desde anciãos até crianças.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever