Aconteceu na Igreja e no mundo

Monte Saint-Michel: uma das sete maravilhas do mundo

No ano em que se celebra um milênio do início da construção de sua abadia, o Monte Saint-Michel, na França, é nomeado uma das sete maravilhas do mundo pela revista americana Condé Nast Traveler. Dada a harmoniosa combinação de pedra e mar, a revista declara que “talvez em nenhum outro lugar da Europa a arquitetura seja tão bem complementada pelo mundo natural”.

O monte e a abadia de construção beneditina eram conhecidos desde a Idade Média como a Maravilha do Ocidente, tornando-se um local onde, desde tempos imemoriais, é invocado o angélico padroeiro da França, São Miguel Arcanjo.

Triênio de comemorações tomistas

A Ordem dos Pregadores terá três anos consecutivos de festividades em honra a São Tomás de Aquino, um de seus membros que maior influência exerceu na História da Igreja.

O triênio de celebrações se iniciará neste ano, com a comemoração dos setecentos anos de sua canonização, realizada em 18 de julho de 1323 pelo Papa João XXII. O ano de 2024 será o marco dos setecentos e cinquenta anos da morte do Doutor Angélico, e 2025 encerrará as solenidades, ao se completarem oitocentos anos do nascimento deste insigne dominicano, luminar do pensamento escolástico e da tradição cristã.

Ataque terrorista na Espanha

Na tarde de 25 de janeiro, Yasin Kanza, um marroquino de vinte e seis anos, invadiu duas igrejas na cidade de Algeciras, Espanha, destruindo imagens, agredindo pessoas com um facão e proferindo frases como “Alá é grande”.

O sacristão da Igreja de Nossa Senhora de La Palma, Diego Valencia, foi assassinado e quatro pessoas – entre elas, o pároco da Capela de Santo Isidro, Pe. Antonio Rodríguez – ficaram feridas no ataque, que causou consternação e espanto na comunidade internacional.

Justiça francesa ordena retirada de imagem da Virgem

Numa polêmica e injusta decisão, a Corte Administrativa de Apelação de Bordeaux, França, confirmou no dia 12 de janeiro a sentença ditada pelo Tribunal Administrativo de Poitiers em 2022, que ordenava a remoção de uma imagem de Nossa Senhora localizada num cruzamento de vias na cidade de La Flotte-en-Ré. A disposição foi motivada por uma demanda do grupo Libre Pensée 17, sob a alegação de que a presença da imagem num espaço público fere a lei de laicidade do país.

A resolução claramente antirreligiosa, que demonstra a sanha de apagar do passado da França um legado de mil e quinhentos anos de Cristianismo, suscitou enorme reação entre os cidadãos de La Flotte-en-Ré, que promoveram um abaixo-assinado com mais de vinte mil firmas. O prefeito da cidade, que também se opõe à remoção da imagem, apelará ao Conselho de Estado para obter a revogação da sentença.

A imagem da Santíssima Virgem é considerada parte do patrimônio histórico da cidade.

Onde os católicos frequentam mais a Missa?

Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado aponta que a Nigéria é o país onde a população católica mais assiste à Missa. As pesquisas realizadas pela World Values Survey em trinta e seis países com grandes populações católicas, demonstraram que 94% dos católicos nigerianos frequentam a Missa pelo menos uma vez por semana.

Embora não tenha sido feito em âmbito mundial, o estudo lança uma luz sobre a relação entre os fatores econômicos e o comparecimento à Santa Missa, alertando para um fenômeno que está sendo determinante na participação dos católicos nos Sacramentos: nos países onde o PIB per capita é menor, o Catolicismo é mais forte. Confirmam-no países como Quênia, onde 73% dos católicos assistem semanalmente à Missa, Líbano (69%), Filipinas (56%), Colômbia (54%), Polônia (52%) e Equador (50%).

Entre os brasileiros, apesar de 82% dos entrevistados se considerarem pessoas “religiosas”, apenas 8% dos católicos disseram que vão à Missa uma vez por semana. Assim, o Brasil é um dos países onde os adultos declaradamente católicos menos participam da Missa, igualando-se a nações como a França (8%) e a Holanda (7%).

Ferido pela espada de São Miguel

Um ladrão embriagado resultou gravemente ferido ao tentar furtar numa igreja católica no centro de Monterrey, México, uma imagem de São Miguel Arcanjo.

Segundo a mídia local Carlos Alonso, de trinta e dois anos, invadiu a Igreja de Cristo Rei na madrugada do dia 14 de janeiro, tendo quebrado uma porta de vidro para adentrar no templo, e tropeçou quando fugia levando consigo a imagem. A espada de São Miguel causou-lhe um corte profundo na região da garganta, mas os socorristas conseguiram controlar o sangramento e colocar à disposição das autoridades competentes o destino do assaltante. A imagem, contudo, não sofreu dano algum, sinal de que São Miguel continua protegendo a igreja que acolhe sua imagem!

Piscina de Siloé será aberta para visitantes

A histórica Piscina de Siloé, situada na Antiga Cidade de Jerusalém e famosa por ter sido o cenário onde ­Jesus curou um cego de nascença (cf. Jo 9, 7), em breve será aberta ao público. Os peregrinos poderão ver os trabalhos de escavação, assim como visitar a piscina, que fará parte da rota turística da Cidade de Davi ao Muro Ocidental de Jerusalém.

Construída no século VIII a.C. e redescoberta em 1980, estima-se que ela tenha passado por numerosas etapas de desenvolvimento e que, no seu tempo de apogeu, fosse recoberta de preciosas incrustações de louças, segundo informa o porta-voz da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Concurso de cânticos eucarísticos nos Estados Unidos

Por ocasião do 10º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em julho de 2024 na cidade de Indianópolis, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos abriu no mês de janeiro um concurso de cânticos eucarísticos, a fim de revigorar a devoção à Presença Real de Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.

Os interessados devem entregar suas composições até o dia 21 de abril de 2023, as quais serão avaliadas tanto por seus predicados musicais quanto pela solidez teológica e pela adequação litúrgica. Os vencedores receberão um prêmio de 2,5 mil dólares e suas melodias solenizarão as festividades durante o congresso eucarístico.

Sacerdote nigeriano é queimado vivo

Na madrugada do dia 15 de janeiro, a casa paroquial da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Kafin-Koro, Nigéria, foi atacada por terroristas que atiraram indiscriminadamente contra ela e atearam-lhe fogo com o Pe. Isaac Achi e seu assistente, Pe. Collins Omeh, ainda no interior da residência. O Pe. Isaac, de sessenta e um anos, faleceu queimado, enquanto o Pe. Collins conseguiu escapar, sendo ferido pelos bandidos com um disparo no ombro.

Segundo narrou o Pe. Collins, ambos os sacerdotes administraram um ao outro o Sacramento da Confissão, enquanto a casa estava sendo atacada.

Alhaji Sani Bello Abubakar, governador do Estado de Níger, onde se deu o crime, qualificou-o de “ímpio e inumano”, instando às agências de segurança para que localizem os criminosos. “É necessária uma ação drástica para pôr fim a essa carnificina”, declarou. A Diocese de Minna pediu a Deus que “proteja e salve sua Igreja neste período crítico”, asseverando que os católicos nigerianos estão “profundamente feridos e entristecidos” pelo acontecido.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever