Aconteceu na Igreja e no mundo

Multitudinária homenagem à Virgem dos Desamparados

Por ocasião do centenário da coroação canônica da Virgem dos Desamparados, doze mil pessoas encheram a Praça de Touros de Valência, Espanha, numa histórica celebração.

A Grande Vigília Diocesana foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Enrique Benavent Vidal, e contou com momentos de oração, depoimentos, meditação, cantos, Adoração ao Santíssimo Sacramento e oferenda floral à Mare de Déu. Após duas horas de homenagem, a imagem processional da Virgem desfilou diante de todos os presentes e partiu para sua basílica entre as aclamações e os cânticos dos fiéis.

Universidade oferece bolsa a quem abandone o “smartphone”

A Universidade Franciscana de Steubenville, em Ohio, Estados Unidos, considerada uma das mais católicas do país, lançou um inovador projeto de ajuda financeira aos estudantes que se desprendam de seus smartphones durante o curso: a bolsa Unplugged – “desplugados”.

O projeto, que neste semestre beneficiou trinta alunos com cinco mil dólares para os gastos acadêmicos, repercutiu favoravelmente entre os estudantes, animando muitos outros a abraçarem essa mudança, mesmo sem receberem o benefício. Segundo o depoimento dos jovens, o fato de passar um semestre sem usar os aparelhos melhorou sua concentração e produtividade, e os ajudou a encontrar momentos para a oração, leitura e conversa com os amigos, num mundo que fica além das telas de seus telefones inteligentes.

A última Trapa de língua alemã será fechada

Os últimos quatro monges da Trapa de Stift Engelszell, na Áustria, anunciaram o próximo fechamento do mosteiro, fundado em 1925. Apesar das tentativas da comunidade por manter a vida religiosa no local, a falta de vocações e a avançada idade de seus membros pesaram a favor da decisão.

Agradecendo aos monges por seu labor na região, o Bispo de Linz, Manfred Scheuer, lamentou esse desenlace – doloroso, mas previsível – e anunciou estar em tratativas com a direção da Ordem para acompanhar o fechamento do mosteiro e a transladação dos religiosos da melhor maneira possível.

Jovens franceses promovem o canto litúrgico

Mais de quinhentos jovens se reuniram na sexta edição do encontro de canto litúrgico católico, Ecclesia Cantic, realizado em Toulouse, França, entre os dias 6 e 8 de maio. A iniciativa, que visa “aprofundar o repertório do canto polifônico para melhor servir a Liturgia”, é considerada pelos organizadores como uma boa oportunidade para “conduzir a Deus através da beleza”, e uma ocasião propícia para o descobrimento de novos talentos.

Além de participar de diversas conferências e seminários técnicos e espirituais, os jovens animaram as celebrações litúrgicas de diferentes paróquias e finalizaram o encontro com um grande concerto aberto no Halle aux Grains de Toulouse.

Reavivamento eucarístico nos Estados Unidos

A fim de preparar os fiéis para o próximo Congresso Eucarístico Nacional, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos está promovendo uma peregrinação eucarística pelo país, que deve ter dois meses de duração: iniciada no domingo de Pentecostes, dia 19 de maio, ela concluirá em 16 de julho, data inaugural do congresso. Dividida em quatro rotas diferentes, a peregrinação percorrerá cerca de dez mil quilômetros e visitará sessenta e cinco dioceses, ocasião em que os fiéis poderão participar de Celebrações Eucarísticas, Adorações ao Santíssimo e palestras sobre este augusto Sacramento, entre outras atividades e devoções.

Em harmonia com esse empenho do episcopado norte-americano, o Centro de Informação Católica (CIC) da Arquidiocese de Washington promoveu no dia 20 de maio uma procissão eucarística pelas ruas centrais da capital estadunidense, percorrendo inclusive as imediações da Casa Branca. Segundo o Pe. Charles Trullols, diretor do CIC, a procissão expressa a crença dos católicos na Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo e é um testemunho público da veneração ao Santíssimo Sacramento.

Exposição do maior fragmento
da Cruz de Cristo

“Lignum Crucis” do Mosteiro de São Turíbio de Liébana (Espanha)

O Mosteiro de São Turíbio de Liébana, na Cantábria, Espanha, celebra um novo ano jubilar expondo seu famoso Lignum Crucis para veneração dos fiéis. Esta relíquia, conhecida por ser um dos maiores fragmentos autênticos da Cruz em que Jesus foi pregado, chegou ao mosteiro no século VIII, juntamente com os restos mortais de seu santo protetor, a fim de defendê-la do avanço árabe na península.

Ao longo da História, milhares de peregrinos veneraram a relíquia, obtendo especial proteção em tempos de epidemias e pestes. Trata-se de uma parte do braço esquerdo da Cruz, abrigada num relicário de prata, e nela é possível ver o local onde pregaram a mão do Salvador.

 

Irmãs da Caridade deixam Nova York

As Irmãs da Caridade de Nova York, a primeira congregação religiosa feminina erigida em solo norte-americano, deixarão a cidade mais de duzentos anos após sua fundação por Santa Elizabeth Ann Seton em 1809. A comunidade – outrora muito pujante nos Estados Unidos – não recebeu nenhuma nova vocação nos últimos vinte anos, o que levou as diretoras a tomarem a difícil decisão de iniciar o “caminho de conclusão” do instituto.

Embora satisfeitas pela ação evangelizadora realizada em escolas e hospitais do país ao longo destes dois séculos, as religiosas reconhecem que a extinção da comunidade deixará um profundo vazio em toda a região de Nova York.

Canadá remove símbolos religiosos da coroa real

As autoridades canadenses promoveram uma mudança nos emblemas da coroa real canadense, a qual foi implementada a partir do dia 6 de maio, data da coroação de Charles III. Mantendo o formato original da coroa Tudor, os dirigentes decidiram retirar a cruz e o orbe que adornavam o topo, substituindo-os por um floco de neve. Ademais, as emblemáticas cruzes heráldicas com flores de lis deram lugar a folhas de bordo canadense.

Embora o gesto acabe por negar os séculos de história e tradição cristã da nação, a governadora-geral do Canadá, Mary Simon, julga que a nova coroa desprovida de símbolos religiosos reflete o “desejo de evoluir para atender às necessidades e circunstâncias do país”.

Exumado corpo incorrupto de religiosa norte-americana

Os restos mortais da Ir. Wilhelmina Lancaster, OSB, falecida em 2019 com noventa e cinco anos, foram encontrados aparentemente incorruptos ao ser realizada a exumação para transladá-los a outro local, no dia 18 de maio. Apesar do deterioramento do caixão de madeira e da grossa camada de mofo que cobria o corpo, este se apresenta em bom estado de conservação, e o hábito que o reveste está notavelmente preservado. A notícia se espalhou pelas redes sociais, levando à Abadia de Nossa Senhora de Éfeso milhares de visitantes desejosos ver o corpo e pedir a intercessão da religiosa falecida.

A Ir. Wilhelmina fundou a Congregação das Beneditinas de Maria Rainha dos Apóstolos em Gower, Missouri, no ano de 1995. Sua vida de profunda piedade mariana e amor à vida religiosa marcou fortemente a comunidade e ainda hoje é fonte de inspiração para as monjas.

Mais uma capela de Adoração Perpétua

A cidade de Girona, Espanha, inaugurou uma nova capela de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento. Com esta, somam sessenta e nove as capelas de adoração em todo o território espanhol, número que tem crescido de modo considerável no país desde a pandemia de Covid-19.

A nova capela de Girona deseja reparar as ofensas contra Jesus Eucarístico, e se dispõe a implorar graças para a conversão do mundo e a instauração do Reino de Cristo sobre a terra. Calcula-se que para cobrir as vinte e quatro horas do dia são necessários quatrocentos adoradores inscritos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever