Aconteceu na Igreja e no mundo

Novo recorde de peregrinos em Compostela

No ano de 2023 o Caminho de Santiago de Compostela recebeu, até o começo do mês de novembro, mais de 438.300 peregrinos, informaram as autoridades locais. E essa cifra, que supera a dos anos precedentes, não representa o total real de visitantes, uma vez que muitos deles não se inscrevem nos registros oficiais.

A rota, também conhecida como a Avenida da Europa, é percorrida anualmente por peregrinos de todas as partes do mundo, que realizam o caminho a pé, a cavalo ou em bicicleta, a fim de venerar as relíquias do Apóstolo São Tiago Maior na catedral a ele dedicada.

Mais participantes na Adoração Noturna em Barcelona

Apesar da forte secularização, o número dos devotos da Adoração Noturna na cidade de Barcelona não para de crescer. Em 2023 foram admitidos setenta novos membros, em boa parte jovens, durante a cerimônia anual ocorrida na Paróquia Santa Teresinha.

Atualmente há mais de trezentos e cinquenta fiéis inscritos para adorar o Santíssimo Sacramento na cidade, renunciando a algumas horas de sono para cobrir os horários da vigília, que se prolonga das vinte e duas horas às seis, todas as noites do ano.

Ao incremento de adoradores soma-se o aumento do número de capelas de Adoração Perpétua na região, que nos últimos anos passou de uma para dez.

Massacre na Nigéria por ocasião do Natal

As festividades natalinas na Nigéria estiveram marcadas mais uma vez pelo sangue. Entre os dias 23 e 26 de dezembro vinte e seis aldeias do Estado de Plateau foram atacadas por extremistas da etnia fulani, com um saldo de quase duzentos mortos e mais de trezentos feridos.

As atrocidades foram cometidas com bastante coordenação e rapidez, de modo que os cristãos mal tiveram tempo de reagir para salvaguardar suas vidas. Em alguns locais os fiéis foram baleados e tiveram suas casas, colheitas, igrejas e postos de saúde incendiados. Conforme afirmou o porta-voz da Diocese de Pankshin, o objetivo dos agressores “era infringir dor e destruição máxima aos cristãos”.

Seminaristas franceses têm uma visão tradicional do sacerdócio

Uma pesquisa realizada pelo jornal católico La Croix entre seminaristas franceses revelou que a concepção do ministério sacerdotal destes futuros clérigos difere muito dos padrões comumente aplicados à juventude contemporânea.

Dos 434 seminaristas que participaram da enquete, 72% provêm de famílias que frequentam a Missa dominical e 61% consideram que a família é o núcleo principal para a transmissão da fé. De fato, para 36% deles a vocação se delineou antes dos dez anos de idade, e a figura dos pais foi transcendental para aceitar o chamado divino em 62% dos casos.

Quanto ao futuro sacerdócio, 73% dos seminaristas têm a intenção de usar batina regularmente, 48% planejam vesti-la de modo habitual, e 70% querem fazer da celebração dos Sagrados Mistérios e dos Sacramentos o centro de sua vida pastoral, de preferência à pregação ou ao ensino.

Inicia-se o processo de beatificação de Dom Guéranger

A Conferência Episcopal dos Bispos Franceses autorizou a abertura do processo de beatificação de Dom Prosper Guéranger, famoso por restaurar a vida monástica na Abadia de São Pedro de Solesmes e o canto gregoriano na França no século XIX.

Prosper-Louis-Pascal Guéranger nasceu em 4 de abril de 1805 no oeste da França, e foi ordenado sacerdote em 1827. Ao descobrir que a célebre Abadia de Solesmes seria demolida, comprou o prédio e com a ajuda de seu Bispo e de alguns amigos restabeleceu a vida monástica no local, incentivando a prática da regra beneditina, o canto gregoriano e o afervoramento dos fiéis em torno à Sagrada Liturgia, objetivo para o qual escreveu sua famosa obra O Ano Litúrgico. Dom Guéranger faleceu em 30 de janeiro de 1875.

Pessoas com fé são mais felizes que as ateias

Dr. Rakib Ehsan, um investigador associado do Instituto para o Impacto da Fé na Vida, publicou em novembro de 2023 uma pesquisa intitulada Keep the Faith: Mental Health in the UK, que demonstra largamente o impacto positivo que a prática da religião pode ter na saúde mental e nas perspectivas de vida das pessoas. O estudo foi realizado com 2.004 adultos em todo o Reino Unido, incluindo Escócia e Irlanda do Norte, e sua descoberta mais eloquente é a diferença numérica entre aqueles que têm fé e se declaram felizes, e os que não creem e podem dizer o mesmo.

Entre os entrevistados, 82% daqueles que, pelo menos uma vez na semana, participam de um culto religioso declaram-se felizes, 81% sentem bem-estar psicológico, estão satisfeitos com a própria vida e enfrentam com confiança os desafios que se lhes apresentam, 75% encaram o futuro com otimismo e 79% têm um elevado nível de autocontrole emocional.

Pelo contrário, daqueles que nunca participam de cerimônias religiosas somente 56% são felizes e possuem um elevado nível de autocontrole emocional, 52% sentem bem-estar psicológico, 58% estão satisfeitos com a própria vida, 61% têm confiança diante das dificuldades e 46% olham com otimismo para o futuro.

Possível descoberta de vestígios da arca de Noé

Estudos recentes parecem ratificar a hipótese de alguns arqueólogos de que o conjunto rochoso que compõe a chamada Formação Durupinar constitui, na verdade, os restos da arca de Noé. A estrutura geológica está localizada no distrito de Doğubayazıt, em Ağrı, Turquia, vinte e nove quilômetros ao sul do cume do Monte Ararat, local registrado na Bíblia como ponto onde a arca assentou após o dilúvio.

A formação foi identificada pelo exército turco no início da década de 1950, durante uma missão de mapeamento, e chamou a atenção pela impressionante coincidência de suas medidas com a descrição bíblica da arca. Agora os resultados das análises de amostras arqueológicas divulgadas pelo projeto Noah’s Ark Scans, responsável pelas pesquisas, comprovaram a presença na área de elementos argilosos, materiais marinhos e frutos do mar datados de 5.500 e 3.000 a.C., o que inclinou favoravelmente os estudiosos para a possibilidade de que a descoberta seja autêntica.

Famílias espanholas promovem “Adolescência sem celulares”

Ainda na Espanha, centenas de famílias estão aderindo à iniciativa Adolescência sem celulares, que visa frear o uso excessivo de smartphones e outras telas pelos jovens. O grupo surgiu no Bairro Poblenou, Barcelona, e já conta com milhares de seguidores por todo o país.

Os pais e mães involucrados têm promovido palestras e encontros para discutir como enfrentar os perigos que a cibernética está levando para o coração de suas famílias, e como evitar os danos irreversíveis que a exposição excessiva às telas ocasiona na formação de seus filhos. Eles esperam conseguir a proibição do uso de smartphones nos colégios durante a jornada escolar e postergar o acesso dos adolescentes a esses aparelhos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever