Aconteceu na Igreja e no mundo

Irlanda celebra mil e quinhentos anos da morte da padroeira

No dia 1º de fevereiro a Irlanda festejou os mil e quinhentos anos do passamento de Santa Brígida de Kildare, padroeira da nação. Falecida em 524, ela é considerada por muitos como pioneira da vida monástica feminina no país, uma figura notável pela autoridade que ali exerceu nos primórdios do Cristianismo, especialmente por suas fundações monásticas e seu papel de evangelizadora e pacificadora da região.

O país proclamou a data feriado nacional. Palestras, peregrinações e vários ofícios religiosos fizeram parte das festividades, bem como a solene entronização de uma de suas relíquias na igreja a ela dedicada em Kildare.

Monges são mais longevos que os leigos

O Instituto de Demografia da Academia Austríaca de Ciências divulgou os primeiros resultados de um estudo que visa definir elementos úteis para se ter um “envelhecimento exitoso”. Os investigadores – que estão analisando, com base nos registros de vários séculos, a esperança de vida em mosteiros da Áustria e da Alemanha – anunciaram que os monges vivem, em média, cinco anos mais que os homens que estão “no mundo”.

Segundo o estudo, a vida monacal com sua rotina diária, alimentação equilibrada, disciplina e ascese, aliadas à oração constante, demonstrou ter um impacto definidamente positivo na saúde e longevidade dos consagrados. O papel da solidariedade entre os membros da comunidade e a ausência de picos de estresse foram também considerados de grande importância, abrindo uma interessante pauta de pesquisa na busca de melhores condições de vida.

Calendário de reabertura da Catedral de Notre-Dame

Após cinco anos de reformas, a Arquidiocese de Paris anunciou o programa de celebrações previsto para a reabertura da Catedral de Notre-Dame, gravemente danificada por um incêndio em 2019.

Como preparação para o evento, a imagem de Notre-Dame de Paris retornará em fins de novembro para o recinto sagrado, numa grande procissão popular. As festividades oficiais terão início no dia 7 de dezembro de 2024, com a simbólica cerimônia de transferência de posse da catedral do Estado para a Igreja Católica, a reativação do órgão e alguns ofícios litúrgicos. A primeira Missa será em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, com a consagração do altar.

As celebrações se estenderão pela oitava, até o dia 15 de dezembro, período em se espera a visita de autoridades civis e eclesiásticas do mundo inteiro, assim como peregrinos e colaboradores que patrocinaram a reconstrução do edifício.

A “terra prometida” das vocações

A Ilha de Flores, uma das menores e mais pobres da Indonésia, é paradoxalmente um dos locais mais fecundos em vocações religiosas do mundo. Dos 1,5 milhão de habitantes da ilha, 70% são católicos e os vocacionados enchem cinco seminários menores, onde há hoje um total de quinhentos jovens, além dos quatrocentos candidatos ao sacerdócio que estudam no seminário interdiocesano.

Somente na Diocese de Maumere há cerca de duzentos institutos religiosos, sendo digno de nota que o maior seminário do mundo, pertencente à Sociedade do Verbo Encarnado, está localizado nesta circunscrição eclesiástica e nele estudam mil e trezentos alunos de diferentes congregações.

As piscinas de Lourdes serão reabertas

O Santuário mariano de Lourdes, França, anunciou que planeja reabrir o acesso às suas famosas piscinas no final do presente ano. O piedoso costume de banhar-se nas águas miraculosas de Lourdes foi interrompido desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, razão pela qual os fiéis, em especial os enfermos, tiveram de contentar-se nestes anos em lavar o rosto e as mãos, como sinal de devoção.

Trabalhos de melhoria das instalações e tratamento das águas estão sendo objeto de investimentos, explica o reitor do santuário.

Desmentidos os homicídios em escolas católicas do Canadá

Um livro recentemente publicado compila dezoito estudos de jornalistas desmentindo acusações feitas contra a Igreja Católica no Canadá, no caso das supostas fossas comuns encontradas num internato católico para crianças indígenas em Kamloops. De acordo com a obra Grave Error: How the Media Misled Us (and the Truth about Residential Schools), dirigida por Chris Champion e Tom Flanagan, a descoberta dos restos de duzentos e quinze corpos infantis não passa de uma mentira.

O escândalo, promovido em 2021 por um comunicado sobre a localização da vala graças à tecnologia GPR – radar de penetração terrestre –, desencadeou uma furiosa onda de críticas e ataques contra a Igreja Católica no Canadá, que deixou como saldo cem igrejas queimadas ou profanadas no país. Contudo, após três anos de pesquisas, nenhum cadáver ou indício de restos humanos foram encontrados.

Campanha publicitária agradece o papel dos sacerdotes

A Associação Católica de Propagandistas lançou uma campanha para a valorização do trabalho que os sacerdotes realizam pelo bem da sociedade espanhola. Sob o lema de Obrigado, sacerdotes, a entidade publicou milhares de cartazes e um vídeo com palavras de reconhecimento e frases como estas: “Faz mais barulho a árvore que cai do que o bosque que cresce”, “Obrigado por serem fiéis, ainda que outros os façam duvidar de sua vocação; obrigado por serem outro Cristo sobre a terra”.

Os organizadores visam conscientizar a população sobre o importante labor dos quinze mil e seiscentos sacerdotes da Igreja Católica na Espanha, os quais com frequência são atacados pelos escândalos provocados por alguns poucos no país. A iniciativa está sendo realizada em mais de trinta cidades, atingindo espaços públicos, colégios, paróquias e centros comerciais.

Proibido o uso de celulares nas escolas italianas

Seguindo uma recente recomendação da Unesco, o Ministério da Educação da Itália determinou a exclusão dos smartphones e tablets das salas de aula no país, inclusive daqueles utilizados para fins didáticos.

A norma abrange desde o ensino infantil até o ensino médio, visando diminuir o impacto das novas tecnologias nas capacidades cognitivas dos estudantes. Ainda serão publicadas diretrizes para o bom funcionamento da medida.

Imagem permanece intacta após bombardeio na Ucrânia

O mês de fevereiro esteve marcado por um recrudescimento dos combates na região ucraniana de Kherson. No sábado, dia 17 de fevereiro, uma bomba atingiu a vizinhança da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Apesar dos estragos causados na estrutura do templo e nas janelas, a imagem da Virgem Maria ficou de pé em meio aos escombros.

“O Senhor sempre nos protege”, comentou o Pe. Maksym Padlevski, um sacerdote que decidiu enfrentar os riscos da guerra para não abandonar seus paroquianos e que admira a fé do povo, a qual tem sido recompensada com fatos como este.

Aumentam as virgens consagradas na Polônia

Embora as vocações sacerdotais e religiosas estejam em constante declínio no continente europeu, uma outra forma de vida consagrada tem aumentado consideravelmente em número nas últimas décadas em países como Polônia. Trata-se das virgens que, sem ingressar num instituto religioso nem deixar seus afazeres e profissão no mundo, consagram sua vida ao serviço de Deus.

O número dessas consagradas ascende a quatrocentas em toda a Polônia. Sua formação inclui um período de instrução de três anos antes da consagração oficial em presença do Bispo local, e alguns retiros espirituais anuais, que ajudam a fortalecer os laços de união que elas devem ter com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Segundo afirma o diretor para os Institutos de Vida Consagrada da Arquidiocese de Varsóvia, este florescimento pode ser visto como um autêntico chamado da Providência para testemunhar a fé numa sociedade laicizada e afastada de Deus.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever