1 de outubro de 2025

Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus

Virgem e Doutora da Igreja (†1897). Desde muito jovem entrou no Carmelo de Lisieux (França), onde foi mestra de noviças. Sua inocência e simplicidade a levaram a praticar uma nova via de perfeição: a da infância espiritual, cuja doutrina ela expôs nos seus escritos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ne 2,1-8

1Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me: “Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3“Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruínas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4E o rei disse-me: “O que desejas?” Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei: “Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: “Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?” Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei: “Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8E também outra carta para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade e para a casa em que vou morar”. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.

Salmo responsorial: Sl 135(137),1-2.3.4-5.6 (R.6a)

R. Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

1Junto aos rios da Babilônia †nos sentávamos chorando, *com saudades de Sião.2Nos salgueiros por ali *penduramos nossas harpas. R.

3Pois foi lá que os opressores *nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam *alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós *algum canto de Sião!” R.

4Como havemos de cantar †os cantares do Senhor *numa terra estrangeira? 5Se de ti, Jerusalém, †algum dia eu me esquecer, *que resseque a minha mão! R.

6Que se cole a minha língua †e se prenda ao céu da boca, *se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém *minha grande alegria! R.

Evangelho: Lc 9,57-62

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


Santos em destaque

São Romão, diácono (†550). Judeu de Emesa, Síria, converteu-se, recebeu o diaconato e partiu para Constantinopla. Destacou-se como compositor de hinos litúrgicos, merecendo o cognome de Melodioso.

São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

São Bavão (ou São Bavo), monge (†c. 659). De família nobre e vida dissoluta, após ouvir um sermão de São Amando, distribuiu seus bens aos pobres e retirou-se como monge à abadia beneditina de Gand, Bélgica.

São Geraldo Edwards, sacerdote e mártir (†1588). Morto durante a perseguição desencadeada pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, junto com os beatos Roberto Wilcox, Cristóvão Buxton e Roberto Widmerpool.

Beatos Gaspar Hikojiro e André Yoshida, mártires (†1617). Catequistas degolados em Nagasaki, Japão, por terem recebido sacerdotes em suas casas.

Beato Luís Maria Mónti, religioso (†1900). Fundador da Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição. Morreu na casa para órfãos por ele instituída em Saronno, Itália.

Beato Antônio Rewera, sacerdote e mártir (†1942). Confessando a verdadeira fé, foi deportado da Polônia para Dachau, Alemanha. Sofreu terríveis torturas e obteve a coroa do martírio.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

9 de outubro de 2025

Quinta-feira da 27ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

8 de outubro de 2025

Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum Leituras da...

7 de outubro de 2025

Memória de Nossa Senhora do Rosário Esta comemoração deriva da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever