Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus
Virgem e Doutora da Igreja (†1897). Desde muito jovem entrou no Carmelo de Lisieux (França), onde foi mestra de noviças. Sua inocência e simplicidade a levaram a praticar uma nova via de perfeição: a da infância espiritual, cuja doutrina ela expôs nos seus escritos.
Ver também:
- O inesperado fruto de uma novena.
- As parábolas da pequena flor.
- Santa Teresinha, modelo de seriedade no sacrifício.
- Um holocausto que comprou a realização das promessas!
- A vitória de um holocausto.
- Vítima expiatória.
- Santa Teresa de Jesus – Alma de rara grandeza.
- Santa Teresa do Menino Jesus e a pequena via.
- Tão pequena menina e já tão grande santa.
- Chamado a prestar grandes serviços à Igreja.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23
1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e seios uns me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso, 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz. 17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura. 23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?”
Salmo responsorial: Sl 87(88),2-3.4-5.6.7-8 (R. 3a)
R. Chegue a minha oração até a vossa presença.
2A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido. 3Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! R.
4Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte. 5Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido! R.
6O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro, de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção. R.
7Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte. 8Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. R.
Evangelho: Lc 9,51-56
51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.
Santos em destaque
São Romão, diácono (†550). Judeu de Emesa, Síria, converteu-se, recebeu o diaconato e partiu para Constantinopla. Destacou-se como compositor de hinos litúrgicos, merecendo o cognome de Melodioso.
São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.
São Bavão (ou São Bavo), monge (†c. 659). De família nobre e vida dissoluta, após ouvir um sermão de São Amando, distribuiu seus bens aos pobres e retirou-se como monge à abadia beneditina de Gand, Bélgica.
São Geraldo Edwards, sacerdote e mártir (†1588). Morto durante a perseguição desencadeada pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, junto com os beatos Roberto Wilcox, Cristóvão Buxton e Roberto Widmerpool.
Beatos Gaspar Hikojiro e André Yoshida, mártires (†1617). Catequistas degolados em Nagasaki, Japão, por terem recebido sacerdotes em suas casas.
Beato Luís Maria Mónti, religioso (†1900). Fundador da Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição. Morreu na casa para órfãos por ele instituída em Saronno, Itália.
Beato Antônio Rewera, sacerdote e mártir (†1942). Confessando a verdadeira fé, foi deportado da Polônia para Dachau, Alemanha. Sofreu terríveis torturas e obteve a coroa do martírio.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online