10 de dezembro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Advento

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 40,25-31

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)

R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão; R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


Santos em destaque

Nossa Senhora de Loreto. Patrona dos aviadores, pois, segundo a tradição, a santa casa de Nazaré foi transportada pelos Anjos até o atual santuário.

Santa Eulália de Mérida, virgem e mártir (†304). Aos doze anos, durante uma perseguição aos cristãos na sua cidade, não duvidou em entregar sua vida por amor a Deus.

Santo Amaro, mártir (†c. séc. IV). O Papa São Dâmaso o celebra como uma criança inocente a quem nenhum suplício conseguiu afastar da Fé.

São Gregório III, Papa (†741). Empenhou-se em evangelizar os povos germânicos. Em oposição aos iconoclastas, ornou com imagens sagradas as igrejas de Roma.

São Lucas de Isola, Bispo (†1114). Dedicou-se infatigavelmente aos pobres da sua diocese de Isola di Capo Rizzuto, Itália, e à formação dos monges. Morreu no mosteiro de São Nicolau de Viotorito, na Calábria.

São Polidoro Plasden, presbítero e mártir (†1591). Decapitado durante as perseguições de Isabel I, da Inglaterra, por exercer nesse país seu ministério sacerdotal.

Santo Edmundo Gennings, sacerdote, e São Swithini Wells, mártires (†1591). Decapitados na perseguição promovida no reinado de Isabel I da Inglaterra.

São João Roberts, mártir (†1610). Na juventude converteu-se ao catolicismo, ingressou na Ordem Beneditina em Valladolid, Espanha, de onde partiu como missionário para a Inglaterra. No reinado de Jaime I foi descoberto, enforcado e esquartejado.

Beato Marcos Antonio Durando, presbítero (†1880). Sacerdote vicentino. Favoreceu o crescimento das Filhas da Caridade na Itália e fundou as Irmãs Nazarenas, dedicadas ao serviço dos que sofrem.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de dezembro de 2025

Segunda-feira. 5º dia na oitava do Natal Leituras da...

28 de dezembro de 2025

Festa da Sagrada Família, Jesus Maria e José A docilidade...

27 de dezembro de 2025

Festa de São João Evangelista Apóstolo e Evangelista. Filho de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever