Quarta-feira da 2ª semana do Advento
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 40,25-31
25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)
R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.
1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão; R.
8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.
Evangelho: Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Santos em destaque
Nossa Senhora de Loreto. Patrona dos aviadores, pois, segundo a tradição, a santa casa de Nazaré foi transportada pelos Anjos até o atual santuário.
Santa Eulália de Mérida, virgem e mártir (†304). Aos doze anos, durante uma perseguição aos cristãos na sua cidade, não duvidou em entregar sua vida por amor a Deus.
Santo Amaro, mártir (†c. séc. IV). O Papa São Dâmaso o celebra como uma criança inocente a quem nenhum suplício conseguiu afastar da Fé.
São Gregório III, Papa (†741). Empenhou-se em evangelizar os povos germânicos. Em oposição aos iconoclastas, ornou com imagens sagradas as igrejas de Roma.
São Lucas de Isola, Bispo (†1114). Dedicou-se infatigavelmente aos pobres da sua diocese de Isola di Capo Rizzuto, Itália, e à formação dos monges. Morreu no mosteiro de São Nicolau de Viotorito, na Calábria.
São Polidoro Plasden, presbítero e mártir (†1591). Decapitado durante as perseguições de Isabel I, da Inglaterra, por exercer nesse país seu ministério sacerdotal.
Santo Edmundo Gennings, sacerdote, e São Swithini Wells, mártires (†1591). Decapitados na perseguição promovida no reinado de Isabel I da Inglaterra.
São João Roberts, mártir (†1610). Na juventude converteu-se ao catolicismo, ingressou na Ordem Beneditina em Valladolid, Espanha, de onde partiu como missionário para a Inglaterra. No reinado de Jaime I foi descoberto, enforcado e esquartejado.
Beato Marcos Antonio Durando, presbítero (†1880). Sacerdote vicentino. Favoreceu o crescimento das Filhas da Caridade na Itália e fundou as Irmãs Nazarenas, dedicadas ao serviço dos que sofrem.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











