Memória de São Bento
Abade (†547). Fundador da Ordem Beneditina, é considerado o pai de toda uma era histórica: a Idade Média. Através dos beneditinos deu-se a evangelização dos povos bárbaros, dos quais nasceu a requintada civilização cristã européia, por isso é considerado patriarca da vida monástica no Ocidente e padroeiro da Europa. Seu lema era: Ora et labora.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Gn 46,1-7.28-30
Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!”. Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”. 5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência. 28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.
Salmo responsorial: Sl 36(37),3-4.18-19.27-28.39-40 (R. 39a)
R. A salvação vem de Deus!
3Confia no Senhor e faze o bem, *e sobre a terra habitarás em segurança. 4Coloca no Senhor tua alegria, *e ele dará o que pedir teu coração. R.
18O Senhor cuida da vida dos honestos, *e sua herança permanece eternamente. 19Não serão envergonhados nos maus dias, *mas nos tempos de penúria, saciados. R.
27Afasta-te do mal e faze o bem, *e terás tua morada para sempre. 28Porque o Senhor Deus ama a justiça, *e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, *e a descendência dos malvados destruída; R.
39A salvação dos piedosos vem de Deus; *ele os protege nos momentos de aflição. 40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, †defende-os e protege-os contra os ímpios, *
e os guarda porque nele confiaram. R.
Evangelho: Mt 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.
Santos em destaque
São Leôncio, Bispo (†c. 570). Brilhou em Bordeaux, França como construtor e restaurador de edifícios destinados ao culto e silencioso benfeitor dos pobres.
Santo Hidulfo, abade (†707). Vivia como eremita no maciço dos Vosges, França. Sendo procurado por muitos discípulos, fundou o mosteiro de Moyenmoutier e o governou.
Santo Abundio, presbítero e mártir (†854). Morto em Córdoba, durante a perseguição dos mouros, por proclamar sem temor sua fé. Suas relíquias foram lançadas aos cães e às bestas.
Santa Olga de Kiev (†969). Avó de São Vladimir, foi a primeira soberana da Rússia a receber o Batismo. Morreu em Kiev, atual Ucrânia.
São Quetilo, presbítero (†c. 1150). Religioso agostiniano, promoveu a evangelização e empenhou-se em pacificar os ânimos nas disputas dinásticas em Viborg, Dinamarca.
Beato Beltrão, abade (†1149). Superior do Mosteiro de Grandselve, nas proximidades de Toulouse, França, agregou-o à Ordem Cisterciense.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online